Por que a percepção corporal é tão importante

por Nuno Cobra

No século vinte tivemos uma autêntica ditadura do intelecto, onde a preocupação com o corpo físico praticamente não existiu. O corpo, deixado de lado, fez com que as pessoas não percebessem sua importância.

Continua após publicidade

Nessa nova hora aconteceu uma guinada na preocupação com o corpo, mas de forma totalmente errônea e embrutecida, voltando-se mais para o aspecto físico e estético, esquecendo-se que o aprimoramento do corpo físico, é um grande veículo para o aprimoramento constante dos corpos: mental, emocional e espiritual.

A falta da percepção corporal está intimamente ligada ao valor fundamental que a pessoa dá a si mesma. As pessoas têm que passar a existir dentro de suas vidas. Com essa sintonia, estarão atentas às solicitações do corpo físico. Mas com uma baixa auto-estima as pessoas não atendem, pois não gostam de si e preferem voltar a atenção à competitividade do mundo externo.

Por falta de sensibilidade, as pessoas não percebem seus limites, seus toques, sua fala. O corpo fala, mostra de maneira clara, seu cansaço e o esforço exagerado. Mas as pessoas embrutecidas, não percebem que a qualidade de vida está extremamente ligada à necessidade da percepção corporal, de sentir o corpo e entender a sua linguagem.

O excesso de trabalho físico exige a necessidade de repouso e relaxamento. Mas sem dar importância à percepção corporal, as pessoas levam o corpo ao trabalho excessivo, à competição e ao esforço, gerando um estresse desnecessário. Impedem, com muita raça e determinação, que esse corpo seja levado para a cama. Esticando ao máximo a hora adequada de dormir.

Continua após publicidade

Tratam o corpo como se fosse um escravo. Quantas vezes até mesmo a necessidade de ir ao banheiro não é adiada, agredindo a bexiga. Exageram nos exercícios, toleram a dor, esquecendo de ouvir essa voz tão importante. Preste atenção aos seus sinais de fome, sede… Seja mais responsável para obedecer, o corpo pede e solicita, cabe a você apenas atendê-lo.

O próprio coração 'fala' pela respiração, se uma atividade física é agradável e positiva ou exagerada e imprudente. Fique atento, o corpo dará a medida certa de trabalho e o momento necessário para o devido repouso.

O lazer e a higiene mental também são importantes, dê um passeio, vá ao shopping e tome um café. Ao mudar de atitude e, se sintonizar com o seu corpo, Ao voltar-se para a sua percepção corporal, a sua qualidade de vida melhora cerca de uns 70%.

Continua após publicidade