Atividades físicas na Terceira Idade

por Nuno Cobra

As pessoas que antes eram designadas de velhas, hoje são denominadas de Terceira Idade. É interessante perceber que a sociedade hoje entende melhor esta importante etapa da vida, onde existe muita experiência, aprendeu-se a não ter tanta pressa e a curtir mais o momento. Aliás, sempre em minhas palestras, costumo chamar esta excitante fase da vida de Terceira Juventude.

Continua após publicidade

Tenho demonstrado, ao longo destas quatro décadas, que não existe idade para restabelecer a beleza de viver em toda a sua plenitude. Isto a principio pode até chocar, já que em nossa cultura está enraizado o fato de que, após os 50 ou 60 anos, se entra velhice.

Velhice é uma questão de opção

A velhice não existe, ela é uma questão de opção. Trabalhei com muitas pessoas acima dessa faixa, entre 70 e 80 anos, colocando-as não apenas com a sensação de juventude, mas organicamente também abaixo dessa faixa.

Não se admite uma opção para o movimento – atividade física – na faixa etária entre 50 e 60 anos. As pessoas restringem a vida ao dizerem:

Continua após publicidade

– Não tenho mais idade para as atividades físicas.

As pessoas passam a ter uma vida sedentária em função da cultura e da sociedade. É um absurdo a pessoa ficar velha com 50 ou 60 anos.

O verdadeiro conceito de velhice

Continua após publicidade

A velhice é quando se perde as funções, a vitalidade e a plenitude da vida. E isso só deve acontecer próximo da morte. Para que ficar velho durante 15 ou 20 anos? Todo mundo tem sua hora para passar desta para uma melhor – tomara que seja realmente melhor – mas até essa hora, que cada viva com exuberância. Por isso, essa fase da vida deve ser apenas uma juventude com experiência, onde se sabe aproveitar melhor a vida.

Atividades físicas na Terceira Idade

Exercício não é de acordo com a idade, mas sim com o momento cardiovascular de cada um. Não existe idade, mas relatividade. Desenvolvi muitas pessoas que aos 70, estavam com organismo de 45 ou 50, e outras desta idade que estavam com organismo de 70 ou 80. Por isso, levante a cabeça e pé na estrada, mas com sensatez e equilíbrio. Nada de malhação. Busque a cama quando sentir sono, a mesa quanto sentir fome e, acima de tudo, respire mais, a vida irá sorrir para você. Tudo ficará melhor e a juventude estará presente.

Seis dicas para chegar bem na Terceira Idade

· Durma bem. Não existe um número de horas padrão. Vai depender da necessidade de cada organismo. Pode ser entre 7, 8 , 10 e até mesmo 11 horas de sono por dia.
· Alterne trabalho com repouso. A noite é para o descanso e o dia é para o trabalho.
· Pratique atividades físicas, movimente-se!
· Respire, relaxe e contemple a natureza.
· Procure se nutrir bem e comer menos, mas tenha pelo menos umas oito variedades de cores na sua mesa.

Veja como entrar em forma nestes dois artigos Parte I (clique aqui) e Parte II (clique aqui)