Como praticar atividades físicas no verão

por Nuno Cobra

Ao fazer qualquer atividade física, principalmente no verão, deve-se tomar cuidado especial, pois o calor modifica totalmente o corpo humano.

Continua após publicidade

Quando você começa uma atividade física, o coração envia oxigênio para a musculatura que está trabalhando. Com o calor excessivo, principalmente no verão, a temperatura interna das cavidades craniana, toráxica e abdominal aumentam.

Existe uma "espécie de relógio" no organismo impedindo que a temperatura ultrapasse um determinado ponto. Se subir demais, desintegra suas proteínas.

O coração possui duas funções: levar sangue com oxigênio para o músculo em atividade e transportar o sangue das cavidades para a superfície da pele com o objetivo de dissipar o calor na atmosfera. Junto à pele, o sangue é resfriado pelo suor que evapora em contato com o ar atmosférico. Este sangue, agora menos quente, vai novamente ser levado ao interior do organismo para captar calor e conduzi-lo à superfície.

O sangue em vez de alimentar o músculo, atende às cavidades. É por isso que a freqüência cardíaca aumenta e o coração fica sobrecarregado, caindo assim a performance.

Continua após publicidade

Portanto, ao se exercitar no calor, deixe o corpo sem agasalho. Para que possa ocorrer a evaporação. Por isso, não enxugue o suor, pois ele esfria o sangue. Além do mais, suor não emagrece.

Oito cuidados básicos ao fazer atividades físicas no verão

1º) Use proteção solar, pois vivemos num país tropical.

Continua após publicidade

2º) As vestimentas devem ser leves, soltas e de cores claras, deixando a maior parte do corpo descoberta para que ocorra a necessária evaporação da umidade da pele devido ao calor.

3º) Use bonés e evite correr nas praias com terreno inclinado – as calçadas são mais indicadas.

4º) Use um par de tênis macios.

5º) Alimente-se de muitas frutas e beba muita água e evite alimentos pesados com muitos molhos.

6º) Com mais de 30 minutos de atividade física, tome água, porque senão você mata as células do organismo e consequentemente envelhece mais depressa, além de poder ocorrer uma desidratação.

7º) Evite o sol entre 11h00 e 16h00.

8º) Faça tudo mais devagar