Por que comer peixe melhora o nível de saúde

por Nuno Cobra

Um dos itens fundamentais do meu método, para se ter uma boa qualidade de vida, é a alimentação saudável. O Jornal Nacional (Rede Globo) apresentou uma série de reportagens sobre o consumo de peixes no Brasil.

Continua após publicidade

O brasileiro não tem o hábito de consumir peixe, embora tenhamos uma das maiores costas marítimas do mundo. São 8,5 mil quilômetros de praias.

A reportagem explicou que, uma das razões para o peixe ser tão caro no Brasil, é a seguinte: quando o peixe chega no entreposto e vai para o mercado, do outro lado da rua, já sofre um aumento em torno de 40%.

Outro dado alarmante, apresentado na reportagem, é que a produção nos últimos 20 anos, teve uma queda de 90%. E que está sendo necessário, ir cada vez mais para longe da costa, para pescar quantidades maiores de peixe.

Tudo isso é muito triste e lamentável, porque o peixe é um alimento sensacional, pois ajuda a melhorar o nosso nível de saúde. Possui fósforo, muitos minerais e vitaminas, além de ser uma maravilhosa fonte de proteínas – alimentação essencial para as nossas células.

Continua após publicidade

Ao dormirmos e, durante o dia, o organismo precisa reparar milhares de células dos nossos órgãos vitais – para que tudo funcione perfeitamente. E a matéria-prima para isso é a proteína constituída de aminoácidos.

Peixe é um alimento muito light

Outro benefício, é em relação às gorduras. Segundo o IBGE, enquanto o peixe e os frutos do mar têm, em média, 0,72 gramas de gordura, a carne de boi tem 15,8g. Se partirmos para o frango e a carne de porco, o número aumenta ainda mais.

Continua após publicidade

Além de tudo, se o preparo for condizente, ou seja, grelhado, será de fácil digestão sem sobrecarregar o organismo. Caso seja preparado frito, quem estará frito é você! O organismo vai precisar fazer hora extra para limpar a gordura, a conseqüência será a perda de energia.

Se for à noite, vai interferir na qualidade do seu sono. O seu organismo vai precisar fazer o árduo trabalho de uma digestão pesada durante o sono, sendo que ele já tem o grande encargo de reparar os danos do dia.

Fome zero

Aviso aos governantes, é preciso subsidiar o peixe e criar ações que incentivem e facilitem a pesca, para que esse precioso alimento, dado de graça pela natureza, chegue baratinho à mesa do brasileiro. Não é uma boa para o projeto Fome Zero?