Pratique a malhação inteligente

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

por Nuno Cobra

Sou do tempo em que fazer exercício físico para ficar com o corpo sarado era pejorativo. A cultura da época relegava o corpo a um insignificante patamar. Era a ditadura mente.

Continua após publicidade

Corpo musculoso era sinônimo de pessoas com baixo QI. Os halterofilistas por exemplo, nem pensar, eram a ralé, marginais.

Eu sofri quando busquei desenvolver o organismo das pessoas com um trabalho especifico para o músculo número 1: o coração. E também para a musculatura esquelética – os músculos que recobrem o corpo.

Tive muita dificuldade em trabalhar pela importância da musculação em todos os esportes. Fui praticamente o pioneiro da musculação em vários deles: golfe, tênis atletismo, natação, basquete, Fórmula 1…

A musculação é fundamental para a pessoa ter uma melhor performance esportiva. Fui incompreendido e até perseguido por estas idéias, que na época soavam como malucas.

Continua após publicidade

Diziam os entendidos:

· A pessoa que jogava basquete perderia a habilidade de encestar, estando forte ficaria lenta.

· Achavam que o nadador iria ficar tão duro que afundaria.

Continua após publicidade

· No atletismo achavam que o atleta musculoso iria acabar jogando o peso no pé e nunca conseguiria realizar um salto com vara.

· O tenista perderia toda a sua habilidade.

· Na Fórmula 1 isto era piada, no golfe…, nem pensar!

A física do corpo

A potência, fator decisivo em qualquer esporte, depende da força na unidade de tempo, ou seja, a velocidade.

Potência é igual a força vezes velocidade (P = F x V)

Você sendo veloz e fraco nunca terá potência. Então é necessário fortificar a musculatura. Assim, junta-se a velocidade nata com a força adquirida. O que dará maior resultado de potência = a performance, porque você fará um uso melhor de sua velocidade.

Por isso, todos os esportes se beneficiam com a musculação bem orientada. Temos que perceber que cada habilidade esportiva tem suas capacidades preponderantes e é necessário então trabalhar essas capacidades: força, velocidade, resistência, equilíbrio, coordenação motora…

Exemplo do tenista – capacidades preponderantes:

Resistência cardiovascular, resistência anaeróbica e aeróbica. O tênis exige grande força dos membros inferiores. Logo, a musculação que irá dinamizar a velocidade, com a ajuda da força, será fundamental, assim como a resistência.

Já a Fórmula 1 possui outras necessidades, ainda que algumas comuns ao tênis. Mas não tem cabimento você trabalhar os membros inferiores do piloto, uma vez que ele não os utiliza, pois vai só acelerar. O piloto não deve fazer trabalho muscular nos membros inferiores, pois irá ficar com um sobrepeso inútil.

Musculação estúpida X musculação inteligente

O que me preocupa e as pessoas quererem ficar fortes apenas para ficarem fortes, buscando esse corpo sarado em horas de musculação estúpida, o que não vai servir para nada. Esse corpo sarado vem automaticamente, quando se busca a saúde se envolvendo por exemplo numa musculação natural (sem a utilização de pesos), ou seja, inteligente.

Se você começar a fazer barra, paralela, buscando realizar um exercício cada vez mais bonito e complexo, o seu corpo ficará como de um Apolo. Logo o corpo e algo que flui e acontece quando você busca o desempenho de qualquer esporte.

O peso mesmo só deve ser utilizado sob orientação adequada, quando for para curar, por exemplo, uma lesão. Com a musculação natural você trabalha no limite ideal da relação do seu corpo no quesito peso/músculo.

Musculatura aparece naturalmente

Quando fizer um trabalho com o seu músculo ele ficará com um tônus, mas se estiver com uma capa de gordura, não aparecerá. Portanto, é preciso emagrecer. E isso só é possível controlando o gasto calórico e incorporando o movimento na sua vida.