Aproveite ao máximo o que a água tem para oferecer

por Nuno Cobra

O corpo humano depende de tal maneira da água, que não sobrevive se ficar alguns dias sem ela. Todas as reações químicas e os processos metabólicos ficam na sua dependência. O sangue é 90% composto de água, o cérebro trabalha submerso nela.

Continua após publicidade

A água é tão vital que, em situações de desequilíbrio, enfermidade ou, num acidente, a primeira medida é aplicar um soro.

A água não é importante só para o interior do nosso corpo. As pessoas se beneficiariam muito mais da água, se aumentassem seu contato com ela.

A dependência da água não e apenas física. Talvez por termos vindo dela, criou-se em nós uma dependência vital para a manutenção da nossa saúde.

Não deveríamos tomar banho apenas para nos limpar ou apenas para a higiene, mas principalmente pela necessidade deste contato com ela.

Continua após publicidade

Uma simples chuveirada restitui a energia espiritual que toca nosso corpo profundamente. Revigora nossas energias e ficamos mais antenados, prontos e com disposição para a vida. Além de provocar fisiologicamente em nosso organismo, um estado de relaxamento essencial para aliviar a angústia e o stress.

A água do mar é um elemento extremante terapêutico. Infelizmente, as pessoas ficam fora dela se esticando nas areias e sofrendo a agressão da inconveniente luz solar dos nossos tempos.

Pela sua própria composição (sal e iodo) a água do mar foi uma das primeiras terapias usadas pelo homem. Historicamente, as pessoas sempre buscaram esse contato natural com a água do mar para se desintoxicarem e restabelecerem o seu equilíbrio, além de servir para relaxar e até rejuvenescer.

Continua após publicidade

Aproveite ao máximo o que a água tem para oferecer

No mínimo uma vez por semana tenha um contato com água. Se você mora numa cidade que não tem mar vá à piscina mesmo.

Uma vez por semana tome uma sauna úmida para ajudar a desbloquear os seus poros, limpar sua toxinas, relaxar os músculos e se livrar do estresse.

Se estiver tenso, tome um banho. Você irá relaxar.

Para o bom funcionamento do organismo, conforme a estação do ano, tome de um litro e meio a três litros de água por dia.

Tome a água de forma gradativa, em pequenos goles, no decorrer do dia. Preferencialmente em jejum. Com o estômago vazio, a água passa por osmose direto para a corrente circulatória, sem gasto energético e sem nenhum prejuízo para o organismo.

Tome água antes das principais refeições. Tomar água durante as refeições complica a digestão e desgasta o organismo. Porque fica muito sólido junto com muita água. Se tomar antes das refeições não sentirá sede, pois estará hidratado.

Durante o expediente de trabalho, jogue uma água no rosto, você se sentirá revigorado para a labuta.

Os benefícios da água

Seu sangue ficará mais fluido, seu intestino funcionará melhor. Os rins então… nem se fala!

E, principalmente, a sua pele ficará hidratada evitando que você gaste dinheiro com cremes hidratantes. A melhor forma de hidratar a pele não é com creme, mas sim com água. A hidratação vem de dentro para fora.

Conheci pessoas envelhecidas, com a pele mal tratada, que nunca tomaram água na vida. Ela era ingerida de forma indireta através de outros alimentos. Portanto, seja responsável com o seu corpo.