Anticontaminação: saiba como comprar e acondicionar os alimentos

por Patricia Davidson Haiat

Muitas vezes estamos em contato com substâncias e materiais e nem passa pela nossa cabeça que sejam tão prejudiciais à saúde. Os alimentos e a forma como os armazenamos podem ser veículos de contaminação.

Continua após publicidade

Em primeiro lugar, podemos eleger os agrotóxicos como grandes vilões. Temos os agrotóxicos que são pulverizados nas lavouras sem o devido cuidado e acompanhamento, os adubos químicos (fertilizantes) e que colocam em risco a saúde humana e os organismos aquáticos e terrestres nos diferentes ecossistemas.

De acordo com a última pesquisa liberada em 2010 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), mostrou que em quinze das vinte culturas analisadas foram encontrados, de forma irregular, agrotóxicos.

Nas análises observou-se uma grande quantidade de amostras de pepino e pimentão contaminadas com endossulfan; de cebola e cenoura contaminados com acefato; e pimentão, tomate, alface e cebola contaminados com metamidofós. Essas três substâncias, que já são proibidas na União Europeia e nos Estados Unidos, começaram a ser reavaliadas pela Anvisa e têm recomendação de banimento do Brasil. Mas ainda não existem leis que obriguem sua proibição e assim o consumidor passa a ter contato com esses tipos de substâncias que trazem consequências enormes ao organismo, desde descontroles hormonais até o câncer.

E o que fazer? A recomendação principal é, procure consumir produtos orgânicos. Pelo menos (pimentão, pepino, tomate, alface, uva, cenoura, morango e mamão papaia) que são os alimentos mais contaminados. Outras dicas são:

Continua após publicidade

1- Não consuma frutas brilhosas (como maçã) – brilho dado por um fungicida;

2- Dê preferência a produtos nacionais e da sua região ao invés de importados. Eles em sua maioria não precisam de agrotóxicos. Já os importados precisam de algum tipo de conservante para chegar em bom estado no Brasil;

3-Retire as folhas que vem em volta da alface, por exemplo. É a região que mais acumula agrotóxicos;

Continua após publicidade

Solução para a redução de agrotóxicos:

1- Lave bem os alimentos em água corrente;

2- Em um recipiente misture 1 litro de água + 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe o alimento nessa mistura por 40 minutos;

3- Lave novamente o alimento em água corrente (é importante remover todo o bicarbonato de sódio para que não reaja com o vinagre);

E se você tem criança ou idoso em casa ou está grávida o cuidado deve ser redobrado, pois eles são mais susceptíveis aos males dos agrotóxicos. As crianças não têm maturidade fisiológica, isto é, o organismo não está preparado para receber esse tipo de substância e não tem o processo de expulsão do resíduo também perfeito para realizar essa tarefa.

As grávidas também são um grupo de risco, visto que tudo que ingerem passa para o bebê e esse também não tem defesa. E os idosos também já têm seu metabolismo prejudicado, o fígado que ajuda na expulsão desse tipo de substância não está funcionando mais a todo vapor.

E como armazenar esse alimento? Se pensou nos potinhos plásticos, pode começar a mudar de ideia e colocar o vidro sempre em primeiro lugar. Porque a matéria-prima para a confecção de artigos de plástico tem como componente uma substância denominada bisfenol A.

Ele entra na composição para oferecer maleabilidade, ou seja, sem ela o plástico fica duro e quebradiço. E já é bem estudado e visto que essa substância pode causar sérios danos à saúde, uma vez que afeta, sobretudo, o sistema endócrino, isto é, os hormônios do organismo.

Dentre os principais malefícios, estão os cânceres de próstata e de mama, atrofia do genital masculino, infertilidade, anencefalia (ausência de cérebro em recém-nascidos), entre outros problemas.

Todos os plásticos comuns e utilizado em grande escala para potes de cozinha, embalagens descartáveis, de água mineral e mamadeiras tem a presença do bisfenol A, que tem sua liberação máxima quando é aquecido. Por isso mesmo que o fabricante da embalagem libere o uso do produto para micro-ondas, não o faça, prefira sempre os potes de vidro que além de não conter substâncias tóxicas, são mais fáceis de limpar e não acumulam cor e nem cheiro.

Uma pesquisa realizada em 2009 no estado do Maranhão pelo Instituto Federal do Maranhão mostrou alta contaminação por bisfenol A em água engarrafadas em embalagens plásticas. Por isso, vá aos poucos se desfazendo dos potes, diminui o consumo de água engarrafada e produtos descartáveis e em hipóteses nenhuma leve a temperaturas elevadas.

Nos EUA já existem os produtos bisfenol free, onde essa substância já está sendo retirada de mamadeiras e potes plásticos. No Brasil, esses produtos começam a chegar, mas ainda com um preço um pouco salgado.

Sempre prefira o vidro. É o material mais seguro que temos, não libera nenhum tipo de substância, é super-higiênico e fácil de limpar. Além disso não libera cheiro e não mancha como as embalagens de plástico.