Cinco dicas para manter o peso com saúde sem abrir mão de iguarias

por Patricia Davidson Haiat

Manter o peso nem sempre é tarefa fácil. Porém, com bons hábitos é possível. Seja mais disciplinado com você e tenha a certeza de que ficará mais contente e satisfeita com o seu corpo já para o próximo verão.

Continua após publicidade

1. Comece o dia de forma bem leve. Uma ótima opção é comer salada de frutas com óleo de coco que colabora para a perda de gordura abdominal. Adicione, também, linhaça dourada e orgânica que contém gordura boa e vai colaborar para saciedade.

2. Faça um chá com uma combinação de ervas e vá consumindo ao longo do dia. O ideal é misturar, no máximo, três tipos de ervas e com funcionalidades diferentes. Isso permitirá que um chá apenas possa atuar de formas diferentes.

Uma excelente combinação: chá verde (aumenta o gasto de calorias) + cavalinha (diminui a retenção de líquidos) + chá de hortelã (auxilia na digestão). Consuma até 1 litro por dia e tenha benefíciosno decorrer do mesmo. Lembre-se que os chás não substituem o consumo de água, que deve ser consumida 2 litros por dia, ou seja, 8 a 10 copos.

3. Aproveite o clima mais frio e prefira os legumes cozidos. Para deixar a salada ainda mais saborosa, incremente-a com uma proteína vegetal como o feijão branco ou fradinho, grão de bico ou lentilha. As proteínas vegetais contêm fibras e menor teor de gordura que a proteína animal. Para dar um sabor diferenciado e doce, coloque uma colher de sobremesa de uvas passas ou duas unidades de damasco seco – uma delícia!

Continua após publicidade

4. No lanche da tarde, tome um suco ou coma um mix de frutas vermelhas como framboesa, amora, morango, mirtilo. Essas frutas contêm vitamina C e fitoquímicos que tem um potencial antioxidante excelente. Se tiver um pouco mais de fome, combine o suco com uma fatia de pão no grill ou torrada com um filete de azeite extravirgem. O azeite além de ser uma gordura positiva, contém vitamina E, fundamental para a saúde cardiovascular.

5. Arremate seu dia com um belo jantar. Que tal tomar uma sopa? Aproveite o clima frio e abuse das sopas (veja receitas). Uma recomendação é evitar aquelas com alto teor de amido e, por isso, deve-se evitar batata, inhame, aipim e macarrão dentro da sopa. Uma dica valiosa é adicionar gengibre quando for servir a sopa. Essa especiaria é termogênica, ou seja, contribui para a queima de gorduras e também esquenta o corpo neste friozinho!