Me apaixonei pelo meu melhor amigo. E agora o que eu faço?

por Anette Lewin

"Ele não demonstra esse sentimento"

Continua após publicidade

Resposta: A primeira pergunta que se faz é se você está " viajando" sozinha(o) nessa paixão ou se alguma coisa está diferente entre vocês. Mesmo que sem demonstrações ou verbalizações explicitas.

Sim, porque a linguagem da amizade e a da paixão são bem diferentes. Principalmente nas expressões não verbais. Se você observar de longe um homem e uma mulher conversando, sem ouvir o que eles dizem, certamente conseguirá perceber se entre eles existe uma troca amorosa. Principalmente pelo olhar, pelos gestos faciais de sedução ou pelos toques.

Caso você consiga perceber no seu amigo(a) um olhar mais sedutor, uma risadinha sugestiva ou até contatos mais frequentes sem nenhum objetivo específico… pode ser que haja algum interesse amoroso. E nesse caso vale a pena tentar usar essa mesma linguagem para seduzir. Sorria mais, olhe de forma sensual, use toques sutis para ver se esses comportamentos provocam uma resposta na mesma linha. Se sentir que está sendo correspondido(a), pode ir em frente. Sempre lembrando que homens e mulheres são diferentes e, apesar de toda evolução comportamental, os homens ainda preferem "caçar", ou seja , tomar a iniciativa. Assim, cuidado meninas para não estragarem tudo por pura ansiedade. Autorizem, mas não avancem! A não ser que seu amigo seja muito tímido. E vocês, meninos, ousem, arrisquem mas não imponham sua vontade grosseiramente. Nenhuma mulher gosta disso!

Pode ser, porém, que você esteja sozinho(a) nessa paixão. Triste, não? Pois é, mas se isso estiver acontecendo e você não conseguir enxergar nenhuma resposta às suas investidas, cabe a você resolver como vai lidar com a situação. Existem pessoas que batalham pelo que querem com muita persistência e paciência; que não aceitam um "não" como resposta e acreditam que com o tempo, conseguirão alcançar seus objetivos. Se esse for seu perfil, use-o a seu favor e vá, aos poucos, tentando conquistar seu(a) amigo(a). Lembrando-se, porém, que para tudo existe um limite!

Continua após publicidade

Se, porém, você é uma pessoa ansiosa, intranquila e a situação está se tornando cada vez mais tensa para você, existem dois caminhos a serem tomados: afastar-se ou abrir o jogo. A primeira opção tem como desvantagem o possivel arrependimento pelo que deixou de fazer; a segunda pode criar um clima tenso e acabar com a amizade. Mas essas duas situações, pelo menos, definem a situação e deixam você livre para encontrar alguém que corresponde a seus sentimentos.

Agora, se você é uma pessoa mais aberta para entender que paixão não é tudo na vida e, determinadas pessoas são excelentes companhias independentemente do papel que ocupam em sua vida, mantenha seu ( sua) amigo(a) por perto e curta os bons momentos que vocês passam juntos. São esses momentos que vão dar à sua vida um gostinho de quero mais.