Dieta antienvelhecimento: combata os radicais livres

por Patricia Davidson Haiat

A alimentação é fator primordial quando falamos de envelhecimento tanto dos nossos órgãos, quanto da pele. Isso ocorre porque a produção de radicais livres, grandes vilões quando se trata de envelhecimento, é reduzida quando são retirados da alimentação substâncias que aumentam a sua produção, como excesso de gordura saturada e trans, alimentos refinados, aditivos químicos como corantes e conservantes, sempre presentes nos alimentos industrializados que são amplamente consumidos pela população

Continua após publicidade

Com o tempo, o excesso dos radicais livres pode causar alterações irreversíveis nas células ou mutações, que podem favorecer o aparecimento e o desenvolvimento de doenças como o câncer, por exemplo. Além disso, esses danos contribuem para o enfraquecimento do sistema imunológico e para o envelhecimento precoce.

Alimentos que provocam envelhecimento

Os alimentos que mais provocam o aceleramento do processo de envelhecimento orgânico quando consumidos com regularidade são: açúcar e produtos refinados de uma maneira geral (farinha e arroz branco), frituras em geral, carne vermelha e bebidas alcoólicas.

Por outro lado, se temos uma alimentação adequada ricas em frutas, legumes, verduras, castanhas, azeite… , nossas células irão receber os nutrientes que vão neutralizar a ação negativa dos radicais produzidos por qualquer causa, seja pela poluição, excesso de atividade física, estresse, ou mesmo os danos provocados pelos radicais produzidos normalmente pelo nosso organismo. E por isso, a alimentação é um item tão importante e efetivamente pode diminuir o risco do desenvolvimento envelhecimento precoce.

Continua após publicidade

Alimentos antienvlhecimento

Abaixo eu listei alguns alimentos que deveríamos incluir semanalmente na alimentação para tentar "blindar" nossas células do excesso de produção de radicais livres.

Óleo de linhaça

Continua após publicidade

Fonte de ômega 3. Essa gordura essencial é muito pouco consumida hoje nos dias atuais e é necessária para evitar os processos inflamatórios. Além de regular o funcionamento de todas as nossas células já que as mesmas têm um envoltório de gordura. Se a gordura que as reveste for boa, há uma boa comunicação entre as células, se o tipo de gordura for ruim (tipo gordura saturada, trans ou proveniente de frituras o funcionamento é precário).

Além do óleo de linhaça, a semente de linhaça, bem como nozes e sardinha, salmão também são fontes dessa gordura essencial. Uma boa dica para incorporar o óleo de linhaça é misturar num molho de salada duas partes de óleo de linhaça extra-virgem + 4 partes de azeite extra-virgem + temperos desidratados como orégano, alecrim, manjericão, todos também com o potencial antioxidante.

Brotos de alfafa

Contém glicosinolatos e cumestrans (fitoestrogenos).

O brotamento aumenta em muito a quantidade de vitaminas, minerais e proteínas disponíveis nos alimentos que sofrem germinação. É um broto fácil de germinar ou fácil de adquirir já germinado em supermercados. Além disso, ele é riquíssimo em proteínas de fácil assimilação, aumentando a firmeza e estrutura da pele. Isso porque ele contém uma quantidade de fitoestrogenos, ou seja, substâncias que podem auxiliar em manter em equilíbrio os níveis de estrogênio, mantendo a tonicidade da pele e sua hidratação. Diariamente 1 xícara ao dia em saladas.

Berries (frutas vermelhas)

Morangos, amora, framboesa, açaí – ricos em fotoquímicos e ácido elágico que fazem com que o organismo consiga neutralizar os radicais livres produzidos e auxiliam o organismo na detoxificação. 1 xícara ao dia. De preferência consuma essas frutas na sua forma orgânica garantindo maior qualidade nutricional e não tendo os malefícios do consumo de agrotóxicos que provocam o envelhecimento precoce.

Vegetais crucíferos

Brócolis, repolho, couve, couve-flor: (contém glicosinolatos) auxiliam o organismo a eliminar com maior eficiência as toxinas a que estamos expostos diariamente. 1 xícara ao dia.

Alho: Devido ao seu conteúdo de sulfeto é interessante para a manutenção do tecido conectivo e para as articulações. Auxiliam também no processo de detoxificaçao e combate aos radicais livres. 1 dente de alho cru amassado ou triturado diariamente.

Soja (isoflavonas): As isoflavonas da soja são componentes que podem exercer ação parecida com o estrogênio, mas de maneira mais sutil, mais fraca. Sabe-se que o hormônio estrogênio tem a capacidade de aumentar o funcionamento de enzimas antioxidantes. Dessa forma aumenta a defesa antioxidante, aumenta a produção energética e favorece a longevidade. Isao explica de certa forma porque as mulheres são mais protegidas do que os homens, já que a quantidade de hormônio estrogênio nas mulheres é bem abundante. Acredita-se portanto que ao utilizar uma substância com ação parecida os efeitos podem ser protetores também. As isoflavonas estão presentes em maiores quantidades nos produtos fermentados da soja como molho shoyo, tofu, misso.

Chá verde

Rico em catequinas. Previne o envelhecimento cutâneo e reduz a possibilidade de desenvolver diversos tipos de câncer a partir da sua capacidade de aumentar a eliminação de toxinas, assim nos deixando mais jovens. Para um efeito antixiodante tomar 3 xicaras de chá ao dia.

Aveia

Fonte de tocotrienois, um dos maiores antioxidantes totais da atualidade. Outras boas fontes são farelo de arroz, cevada e germe de trigo. Diariamente 1 colher de sopa adicionado a frutas ou sucos. A aveia também contém um tipo de fibra chamada beta glucana que mantém estáveis os níveis de colesterol e glicose, mantendo a energia e o apetite sob controle. A aveia é um dos cereais com maiores níveis de silício, mineral responsável entre outras funções pela maior síntese de colágeno – o "cimento" da pele..

Espinafre

Rico em luteína, uma carotenóide que tem atividade protetora antioxidante, especialmente reduzindo os efeitos dos raios solares sobre a pele. A luteína também é importante para reduzir os riscos de envelhecimento dos olhos e da capacidade visual, visto que a retina é o local de maior concentração de luteína. Semanalmente 1 xícara ( 3x semana) , de preferência cru.

Própolis

Essa substância resinosa coletada e processada por abelhas tem atividade antiinflamatória potente. Adicine diariamente a sucos algumas gotas de extrato de própolis à venda em lojas de produtos naturais.

Salmão

Das fontes de proteína disponíveis o salmão é uma das mais indicadas por ser a melhor fonte de DMAE, substância que age no tônus muscular, pois agem estimulando a função de nervos e músculos, que se contraem e tencionam, alisando a pele. A boa ingestão de proteína é essencial para não haver perda de proteína muscular que além de manter o metabolismo em movimento também garante maior integridade aos órgãos.

Gorduras saudáveis (gorduras monoinsaturadas)

Provenientes das semente de linhaça (óleo ou farinha), azeite extra-virgem de oliva, óleo de macadâmia, óleo de semente de uva. São ricos em ômega 3, gordura de atividade antiinflamatória essencial para manter a celulite à distaâcia. Auxilia a célula a aproveitar melhor os nutrientes ingeridos. A introdução de amêndoas, castanha-do-pará, avelãs e nozes também se tornam importantes devido à presença de gorduras essenciais e nutrientes antioxidantes como selênio, cobre, zinco e vitamina E que protegem o colágeno, garantindo a firmeza da pele.

Nós podemos ainda adicionar ao cardápio o abacate, semente de gergelim e azeitonas cheios de gorduras do bem que reduzem a inflamação celular! Quando ingeridas junto com outros alimentos, essas gorduras retardam a absorção do açúcar e isso acaba com a gordura acumulada na cintura. Além disso, as boas gorduras formam as membranas das nossa células, protegendo o colágeno da degradação.

Condimentos antioxidantes

Condimentos antioxidantes como canela, açafrão, cravo, noz moscada, louro, pimenta chilli, pimenta vermelha, orégano, salsa, alecrim, hortelã, tomilho, alho, limão. Possuem atividade antioxidante e antiinflamatória.

Canela

Rica em polifenóis antioxidantes são interessantes justamente para aquelas pessoas compulsivas por alimentos doces/carboidratos e que armazenam gordura sobretudo na região abdominal. Os antioxidantes da canela têm a capacidade de melhorar a atividade da insulina, fazendo com que ela aja com mais eficiência nas células, estabiliza os níveis de açúcar no sangue, reduzindo a compulsão por carboidratos. Ela tem o efeito de diminuir os efeitos nocivos dos carboidratos de alto índice glicêmico (aqueles responsáveis por aumentar a vontade de doces e o acúmulo de gordura abdominal). Ela pode ser usada em pó na forma de chá, em carnes, sopas, cozidos, frutas, salada de frutas, quente ou fria, pois os seus componentes ativos não são destruídos pelo calor. Doses de ¼ a ½ de colher de chá diariamente.

Faça do alimento o seu medicamento prolongando ao máximo sua saúde!