Sentir sede já é sinal de desidratação

por Patricia Davidson Haiat

No verão o corpo pede um consumo maior de líquidos para compensar as perdas de água e sais minerais decorrentes da transpiração. Por isso é preciso fazer algumas adaptações em nosso hábito alimentar.

Continua após publicidade

Com o aumento da temperatura, se torna mais importante o cuidado com a hidratação. A ingestão de líquidos deve ser frequente durante todo o dia. O ideal seria não esperar que a sede apareça, já que essa sensação é um sinal de desidratação. Para nos hidratarmos bem, as melhores fontes, é a água, os sucos naturais de frutas e verduras e legumes, os chás e a água de coco, sucos verdes (feitos de frutas e folhas) que são fontes de sais minerais perdidos pelo suor, como sódio e potássio e são de fácil digestão.

O potássio, é um mineral perdido no calor extremo, fazendo com que as artérias sejam dilatadas, facilitando a circulação do sangue e diminuindo a pressão, ocasionando tontura, mal-estar, palidez, sensação de cansaço, escurecimento da visão, enjoo, etc.

Evite

Os alimentos a serem evitados são os mais gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese), que dificultam a digestão podendo causar desconforto e mal-estar. Além de bebidas alcoólicas, evite o consumo excessivo de café e mate, pois fazem com que haja maior perda de água, causando desidratação e além do mais não agregam nutrientes.

Continua após publicidade

Cuidado também com alimentos que ofereçam risco de contaminação, como aqueles vendidos em praia, que precisam de boa temperatura para se manterem conservados, pois com o calor aumenta a possibilidade de contaminação pela proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar. O mate de galão pode oferecer risco devido ao próprio recipiente ou água utilizada; as caipirinhas devido ao risco de contaminação com o gelo não filtrado e pelas frutas quando má higienizadas… Todos esses alimentos podem provocar intoxicação alimentar, havendo sintomas como diarreia e vômitos. O virus como da hepatite A, também pode ser transmitido pela ingestão de água contaminada.

Alimentação ideal

Uma das melhores opções para o verão é uma alimentação leve e de fácil digestão e ao mesmo tempo refrescante como os sucos e saladas, que contêm grande quantidade de água e minerais em sua composição. As principais frutas são: abacaxi, melão, melancia, além dos picolés de frutas de marcas confiáveis e água de coco. Entre os vegetais não podemos deixar de mencionar as folhas que em média têm 95% de água em sua composição, além do aipo, cenoura, abobrinha, etc.

Continua após publicidade

Adicionar por exemplo frutas como melão, manga, morangos na salada também é uma dica bem refrescante para o verão.

Devemos lembrar que a sensação de sede é um sinal tardio de falta de água, que ocorre quando o organismo já esgotou suas reservas de água, o ideal é ingerir 1 copo de líquido a cada hora no verão e principalmente quando exposto ao sol. Sinais de desidratação envolvem: sede, mau-humor, mal-estar, falta de concentração e fraqueza.

As bebidas isotônicas ou repositores hidroeletrolíticos são muito consumidas no verão, para repor as perdas de água pelo suor e principalmente perda de sódio, mas também são cheios de açúcar e corantes, o que não indicamos como boa nutrição.

Água de coco é isotônico natural

A água de coco é um isotônico natural com quantidades equilibradas de sais minerais e em atividades de curta duração (1 hora ou 1 hora e meia), consegue repor muito bem as perdas eletrolíticas. Existem hoje também pastilhas de repositor hidroeletrolitico que nós mesmos adicionamos na água e são muito boas, pois têm sabor agradável e não são coloridas artificialmente. Elas são vendidas em lojas de produtos naturais.