O que é naturopatia?

por Gilberto Coutinho

Traduz-se naturopatia como sendo a prevenção e o combate às doenças e a manutenção da saúde por meio de recursos naturais e tecnológicos eficazes, atóxicos e não agressivos, tais como: desintoxicação orgânica, nutrição orientada, remédios botânicos (fitoterapia), suplementação nutricional (fibras, vitaminas, minerais, enzimas, aminoácidos etc.), acupuntura, vida não sedentária, yoga, exercícios psicofísicos e respiratórios com finalidades terapêuticas e ortopédicas, massagens terapêuticas, hidroterapia, homeopatia, aconselhamento e modificação do estilo de vida, etc. Também abrange a terapêutica de prevenção do envelhecimento e tratamentos estéticos.

Continua após publicidade

Complementar à medicina convencional alopática, a ciência da naturopatia, que cuida da pessoa num todo (tratamento holístico), surgiu de sistemas "alternativos" de tratamentos de saúde dos séculos XVIII e XIX, mas suas raízes filosóficas antecedem a escola hipocrática (cerca de 400 a.C.). O termo "naturopatia" foi utilizado em 1895 pelo Dr. John Scheel, de Nova York. Posteriormente, em 1902, nos EUA, Benedict Lust (1869-1945), imigrante alemão, passou a empregar o termo naturopatia. Fundamenta-se na filosofia do poder de cura da mãe natureza e na capacidade do organismo de se auto-renovar e se autocurar em condições adequadas.

Durante sua formação, os naturopatas são treinados a desenvolver diversas habilidades diagnósticas e terapêuticas, a encontrar a causa subjacente, em vez de tratarem ou suprimirem os sintomas das doenças, e a não esperar que ela progrida antes de instituírem as medidas preventivas e terapêuticas apropriadas.

Numa consulta, o aspecto emocional e os diferentes traços de caráter são também levados em consideração; além de ser interrogado, o paciente é submetido aos seguintes exames clínicos: físico, do corpo todo; tátil (palpação) do abdômen, da coluna vertebral e das articulações; observação da fala, da voz e da face; das unhas; do pulso (artéria radial); da língua; dos olhos (esclerótica, íris e pupila); da orelha etc.

Com o apoio, o incentivo e os inúmeros estudos científicos realizados pela O.M.S. – "Organização Mundial de Saúde" -, as Medicinas Tradicionais e Alternativas e a moderna Naturopatia, fundamentada em bases clínicas, bioquímicas e farmacológicas, tornam-se oficialmente reconhecidas fora de seus países de origem e aplicadas em quase todo o mundo.

Continua após publicidade

A Portaria nº 971 do Ministério da Saúde, de 3 de maio de 2006, aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e inclui a Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura, a Homeopatia, a Fitoterapia e a Crenoterapia (uso terapêutico interno ou externo das águas minerais com propriedades medicinais) no Sistema Único de Saúde (SUS). A hidroterapia ainda é utilizada por muitas culturas (hindu, chinesa, egípcia, grega, hebraica, assíria e persa) para tratar diversas doenças e lesões.

No combate e na prevenção de diversas enfermidades, a naturopatia tem demonstrado resultados terapêuticos enormemente efetivos e promissores

O que é naturopatia?

por Gilberto Coutinho

Integrativa e complementar à medicina alopática, a medicina naturopática é um distinto sistema de cuidados primários, baseado em importantes princípios filosóficos e científicos sobre a vida, evolução, saúde e doença.

Continua após publicidade

Combina conhecimentos científicos e tecnológicos modernos com relevantes sistemas tradicionais e naturais de medicina.

Tais princípios estão presentes em todo o tratamento, desde a anamnese (interrogatório), até a avaliação e a determinação da natureza das enfermidades. Visa a promover o bem-estar, a saúde integral e a longevidade.

A Naturopatia valoriza a integração e a interdisciplinaridade das áreas da saúde, as terapias naturais, como também a inata "sabedoria" do corpo humano, determinada pelos genes e a evolução da espécie, para auxiliar no restabelecimento da saúde. Enfatiza a doença como um processo, e não como uma entidade, a prevenção, o combate das causas das doenças e a estimulação da inerente capacidade de cura do organismo.

Tal sistema natural e integral de saúde trata tanto crianças como adultos, doenças agudas e crônicas.

Continua após publicidade

Do latim natura (natureza) e do grego pathos (doença, sofrimento), o termo Naturopatia, criado em 1895 pelo Dr. John Scheel, significa tratamento da saúde ou das doenças por meios naturais. O termo se tornou popular por intermédio do Dr. Benedict Lust, em 1902, quando ele cria em Nova York a primeira Escola Americana de Naturopatia e, em 1919, a Associação Americana dos Naturopatas.

Seis relevantes princípios

Além da observância dos preceitos científicos e da medicina fundamentada em evidências, a Naturopatia baseia-se em seis relevantes princípios:

Continua após publicidade

1º) Tratar a pessoa num todo (não apenas o físico, considerando também outros aspectos, como o psíquico, o emocional, o social e o energético).

2º) Não fazer mal (além de uma prática ética, emprega apenas procedimentos, remédios e terapias atóxicas e não invasivas).

3º) Doutor como professor (a utilização da Pedagogia como indispensável instrumento terapêutico e transformador).

4º) Prevenção (princípio essencial).

5º) Identificar e combater a causa (através de uma terapêutica apropriada e personalizada, não apenas suprimindo os sintomas).

6º) O poder da cura da natureza (pressuposto de que o corpo humano possui uma capacidade inerente de cura e que todos os elementos necessários à preservação e ao restabelecimento da saúde encontram-se na natureza).

Como é a consulta naturopática?

Durante a consulta, de 60 a 90 minutos, o aspecto emocional e o psicológico são também avaliados. Além de um minucioso interrogatório a respeito da gestação, amamentação, infância, fase adulta, hábitos de vida e alimentares, é também realizada uma série de exames clínicos: observação da fala, da voz e das linhas de expressão facial; físico (de determinadas partes do corpo); auscultação; medição da pressão arterial; tátil; do abdômen; da coluna vertebral; das articulações; das unhas; do pulso; da língua; dos olhos (esclerótica, íris e pupila); da orelha, entre outros.

Ao se submeter à consulta, as mulheres devem remover os esmaltes das mãos e dos pés, para o exame clínico das unhas, que revela predisposições às doenças, o estado geral da saúde e certas disfunções orgânicas. Quem tem exames recentes, como hemograma completo, deve apresentá-los na consulta com o naturopata.

Áreas de terapia

A medicina naturopática engloba muitas áreas do saber e uma ampla variedade de terapias que podem ser empregadas no tratamento de uma pessoa: aconselhamento e modificação do estilo de vida, nutrição, medicina botânica (fitoterapia), homeopatia, medicina ortomolecular, cronobiologia, acupuntura tradicional chinesa, medicina física: yoga, fisioterapia, massagens terapêuticas, hidroterapia, colonterapia e psicoterapia.

Você sabia?

– É interessante saber que a OMS – Organização Mundial da Saúde (World Health Organization), a mais importante agência especializada em saúde, reconhece e incentiva a prática da medicina naturopática, inclusive, nos sistemas públicos de saúde.

– Nos EUA, ela é regulamentada em dezoito Estados, inclusive no Havaí, em Porto Rico e Ilhas Virgens. É uma das medicinas oficiais na Índia, também muito difundida e praticada em outros países, como Canadá, Austrália, Reino Unido, Alemanha e Japão.

– Tem-se tornado cada vez mais popular no mundo. No Brasil, a portaria do Ministério da Saúde nº 971, de maio de 2006, de acordo com as diretrizes da OMS, incentiva a prática e a disponibilização da Naturopatia no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

– A clínica naturopática se inspira nos conhecimentos, exames e nas terapias das antigas e sábias medicinas indiana Ayurveda e tradicional chinesa.

– As pessoas no mundo inteiro estão cada vez mais se conscientizando e buscando terapias mais naturais, integrativas, atóxicas e menos invasivas no cuidado da saúde, na prevenção e combate de doenças.

– Sendo a Naturopatia uma ciência relativamente nova no Brasil, os naturopatas brasileiros têm norteado suas práticas profissionais pelo Código de Ética estabelecido pela Associação Americana dos Naturopatas (American Naturopath's Association), sediada na cidade de Ann Arbor – Michigan.

– Seus princípios têm potencial para se tornar a linha de frente da prática clínica do futuro.