O que é preciso fazer para se concentrar nas atividades?

por Renato Miranda

Em qualquer atividade da vida se alguém quiser melhorar seu desempenho e realizar algo em alta qualidade, só obterá êxito se investir na capacidade de concentrar-se intensamente.

Continua após publicidade

Em outras palavras, para se atingir altos níveis de desempenho é fundamental o desenvolvimento da concentração.

Sete diretrizes para poder se concentrar

Algumas diretrizes são fundamentais para que o processo de desenvolvimento da concentração se concretize de maneira satisfatória. Há alguns anos propomos no livro Construindo um Atleta Vencedor (Ed. Artmed), essas diretrizes para o esporte que agora adapto neste texto, como se verifica a seguir:

1ª) Mobilizar a consciência

Continua após publicidade

Significa ter em mente todos os elementos (estímulos) ambientais (extrínsecos) relevantes que têm importância fundamental para a realização dos objetivos. É, sobretudo, saber em quê e como se concentrar. Nesse sentido saber executar técnicas, saber tomar decisões perante as mais diversas condições (no esporte é o que se convencionou chamar de tática) são os grandes desafios a serem superados. Sem dominar as técnicas da atividade, por exemplo, é impossível alguém se concentrar em alto nível.

2ª) Equacionamento psicoemocional

Para se atingir níveis ideais de concentração, é necessário equacionar o estado psicoemocional. Em resumo, avaliar o estado de ansiedade para identificar se está pouco ou muito ativado e, portanto, conforme características individuais, regular a ansiedade para que a mesma não interfira no processo de concentração. Para aquelas pessoas que produzem bem com baixa ansiedade, é preciso diminuir (acalmar) a ativação, para aquelas que produzem melhor com um nível elevado de ansiedade é preciso ativar (excitar).

Continua após publicidade

3ª) Mobilizar a motivação

Um ótimo indicador para o treinamento da concentração é proporcionar condições para o envolvimento nas atividades. Para tal, é necessário estabelecer metas desafiadoras coerentes e com consequências positivas (desempenho). Isso quer dizer que para a mobilização da motivação a exigência da tarefa tem que ser compatível com a capacidade física e psíquica daquele envolvido na tarefa.

4ª) Identificar os fatores que prejudicam a concentração

Muitas vezes, por mais que se queira, não é possível concentrar. Existem concretamente implicações inibidoras ou que desviam a concentração. Portanto, antes de propor alguma medida concreta de concentração, avalie que fatores (implicações) podem estar impedindo a concentração. Por exemplo: condição física, barulho, problemas emocionais e outros.

5ª) Concentre-se na tarefa presente

Aquilo que aconteceu positivamente ou negativamente para alguém deve ser considerado como matriz de reordenamento das atitudes do presente, mas não devem ser o foco principal. De modo ser fundamental "limpar a mente" de tudo aquilo que não tem implicação direta na sua tarefa atual. Em resumo, para concentrar o presente é o mais importante.

Da mesma maneira, focar em consequências futuras traz perturbações à mente. Focar no presente é antes de tudo libertar a consciência para o envolvimento na tarefa.

6ª) Estabelecimento e envolvimento de rotinas

Ao estabelecer rotinas de comportamento nas mais variadas situações há favorecimento do esforço psicofísico para se envolver e liberar a mente para concentrar-se. Esse procedimento cristaliza na memória tudo aquilo que pode ser feito da melhor maneira possível. Talvez aí esteja a matriz daquilo que chamamos de automatização.

7ª) Vivenciar a alegria na execução das tarefas

Da mesma maneira que um atleta deve entender que tensões, preocupações e esforço são inerentes à sua atividade, deveríamos pensar do mesmo modo. Se alguém quiser melhorar seu desempenho, a alegria auxilia na regulação do humor e favorece o relaxamento necessário para a concentração. Observe que toda vez em que você esteve concentrado, a alegria, de alguma forma, fez parte da atividade.

Para finalizar, é bom lembrar que há uma palavra que envolve tudo isso: treinamento!