Transformação milagrosa realmente vale a pena?

por Sonia Corazza

Crescem na TV os reality shows que transformam o visual das pessoas comuns das mais variadas formas. Valem cortes e colorações de cabelo, maquiagem, um guarda-roupa novo e até intervenções cirúrgicas. Vale tudo!

Continua após publicidade

Se de um lado acontecem resultados agradáveis, ajudando a mulher a encontrar uma melhor apresentação, de outro cresce a padronização de estereótipo, levando a uma pasteurização da beleza.

Gente, todo mundo sabe que não há nada que levante a auto-estima de maneira mais imediata que um banho de beleza! E aqui entra toda a composição do visual, adequando ao formato e estrutura do rosto um novo penteado, um colorido nos lábios, um realce nos olhos. É claro que um vestido bacana, um bom par de sapatos e o glamour de ser cuidado alavancam o humor de maneira fantástica.

Até aí, tudo bem, parece inofensivo… No entanto, o prazer de descobrir o que fica melhor me você não deve ser reprimido. Afinal, quem disse que aquele famoso coiffeur ou aquela personal stylist do momento te conhecem melhor que você mesma?

Mas vale tudo mesmo?

Continua após publicidade

Quando se mostram plásticas transformadoras então nem se fala! Mudar a forma e conteúdo único de uma pessoa deve ser um processo pensado e bem elaborado entre o cirurgião, a paciente e até o terapeuta corporal, pois envolve uma mudança muito grande, não só de estruturas anatômicas corporais, mas também da auto-imagem.

A nível dérmico, qualquer estica-e-puxa da pele mexe com a estrutura de defesa, as chamadas células de Langerhans, responsáveis pela atividade imunológica. Qualquer remoção de material do corpo põe em ação um exército de reações de defesa, com a liberação de cascatas de substâncias no corpo, que se prepara para um verdadeira batalha. Isso mostra um pouquinho do quão séria é a decisão de alterar a forma corporal de forma impulsiva, sem um preparo anterior em relação à alimentação, ao trabalho físico e até ao apoio psicológico.

Conselho de amiga

Continua após publicidade

Antes de se entregar a qualquer “balada” da transformação milagrosa, pense que sua aparência é resultado de uma somatória de ações constantes, cumulativas e sensatas, que envolvem equilíbrio na alimentação, trabalho da musculatura corporal, atividade do sistema cardiovascular e consciência de tudo o que vem pela frente. Na dúvida, não faça nada antes de consultar vários especialistas.

E não se esqueça, cuidar de si próprio e descobrir a riqueza de cada possibilidade é um imenso prazer! Vá para frente do espelho, exatamente como quando você era criança: experimente!