Terapia de casal mexe com a percepção sobre o relacionamento

por Margareth dos Reis

Resposta: A terapia de casal se propõe a tratar e modificar áreas impossíveis de encarar na terapia individual ou de família.

Continua após publicidade

Ou seja, é um campo que se ocupa das hostilidades cruéis que podem ser encobertas com defesas pessoais nas terapias individuais e/ou disfunções sexuais: temas que não podem ser tratados diante dos filhos.

O objetivo desse processo é evidenciar o vínculo disfuncional (ou destrutivo) na relação a dois e facilitar a mudança construtiva.

Assim, é essencial que ocorra o reconhecimento da insatisfação de cada um dos lados e também do potencial da relação para ir além do ponto em que se deixou chegar quando o casal buscou ajuda profissional.

Além disso, se avalia quais as possibilidades que o par ainda não experimentou para resolver o seu problema de maneira consensual e o que cada um pode fazer para conseguir o que deseja sem desrespeitar os limites e as diferenças individuais.

Continua após publicidade

A crise que o casal apresenta – seja no namoro ou casamento – que pode variar de uma dificuldade na comunicação a dois, traição, incompatibilidade na prática de regras de conduta diante da vida, quanto o estágio da crise na vida da dupla… são fortes indicadores do potencial de continuidade ou não do relacionamento.

O que se observa na prática clínica é que parceiros que praticam princípios éticos antagônicos e aqueles que chegam em um estágio em que a crise já comprometeu a admiração e o respeito mútuos, são os mais prováveis casos para separação conjugal (o que não representa a maioria). Atualmente, a terapia de casal tem sido uma opção consensual escolhida cada vez mais cedo na vida a dois.

Todavia, é fundamental que exista disposição de ambos os lados para participar dessa experiência, pois o especialista em casais mobiliza (e acompanha) a dupla no sentido da compreensão de tudo que a rodeia. É isso que poderá ajudá-la a ter uma observação mais ampla sobre o que parecia inexplicável e a enxergar caminhos possíveis para o fortalecimento do vínculo amoroso ou para uma separação: o que ocorre com frequência quando não há um nível de amadurecimento semelhante entre os dois.

Continua após publicidade

O papel do terapeuta de casais, então, é o de especialista em mudanças que levam o casal a descobrir um meio aprazível de se relacionar com suas dificuldades, conseguindo assim, dar um pulo qualitativo na vida, seja como dupla ou individualmente, quando somente a separação pode garantir o bem-estar de ambas as partes.