Obsessiva, neurótica, invejosa?

por Rosemeire Zago

"Depois de um relacionamento frustrado, me descobri uma pessoa obsessiva, neurótica e invejosa em tudo que diz respeito a essa pessoa. Gostaria de ter uma atitude mental mais saudável"

Continua após publicidade

Resposta: Tudo que acontece durante o relacionamento pode ser fonte para se elevar o autoconhecimento, como no seu caso.

Você escreve que se descobriu com determinadas características, que provavelmente já existiam em você e que ficaram mais claras ao se relacionar. Mas é preciso tomar cuidado ao se colocar rótulos como esses: obsessiva e neurótica. O que você quer dizer com isso? As pessoas têm o hábito de fazer autodiagnóstico muitas vezes sem saber qual o real significado.

Você tem conhecimento sobre seus próprios diagnósticos?

Evite esse procedimento. Isso porque geralmente as pessoas podem ter lido ou ouvido falar sobre um determinado diagnóstico e imediatamente pensar que isso tenha relação com o que sentem, o que nem sempre é verdade. Para um diagnóstico correto em qualquer área, é necessário conhecimento profundo de um profissional qualificado, que levará em conta o conjunto de vários sintomas.

Continua após publicidade

O autoconhecimento é a palavra-chave para todos nossos conflitos, principalmente para obter atitudes saudáveis. Como nem sempre conseguimos nos olhar verdadeiramente sem auxílio de um profissional, é importante o processo da psicoterapia, cujo objetivo principal é o autoconhecimento.