Olhar irresistível: truques para disfarçar olheiras e bolsas

por Sonia Corazza

Especialistas afirmam que o olhar é uma das ferramentas mais importantes na hora da paquera. Mas como realçá-lo ainda mais?

Continua após publicidade

Fatores que impedem um olhar irresistível

A pele na área dos olhos é delicada e com pouca proteção natural, envelhecendo antes que qualquer outra região do corpo. Olheiras e bolsas são os principais pesadelos que comprometem o contato olho-no-olho.

As olheiras acabam com qualquer segunda intenção atraente. Resultantes da alta concentração de melanina e do congestionamento dos vasos capilares da região em torno dos olhos, as olheiras são agravadas pelo cansaço, alergia, envelhecimento, tristeza, excesso de sol e noites mal dormidas.

O famoso olhar de buldogue é aquele, onde a presença de bolsas inchadas sob os olhos, proporciona uma expressão entristecida e cansada. Conseqüência de características genéticas, flacidez do tecido cutâneo e noites maldormidas, as bolsas também atrapalham muito a aparência.

Continua após publicidade

Como ter um olhar irresistível de forma natural

É possível adotar alguns hábitos simples e muito funcionais para evitar esses transtornos comprometedores da paquera:

1º) Oito horas de sono diárias são fundamentais para a manutenção da saúde e beleza da pele. É durante a madrugada que o corpo se revitaliza, eliminando toxinas e restabelecendo o equilíbrio das suas funções. Quem dorme bem, acorda com boa aparência e com um olhar confiante.

Continua após publicidade

2º) Suavidade é a palavra mágica para cuidar da área dos olhos. Seja na escolha do hidratante, ou na higiene, os movimentos para massagear essa pele tão sensível deverão ser sempre circulares, partindo do nariz, para fora do rosto.

3º) As famosas compressas frias de chá de camomila, sempre transmitidas de mãe para filha, são excelentes descongestionantes, que reduzem o inchaço das pálpebras e melhoram o olhar.

4º) Outra dica caseira, é a máscara ocular feita com rodelas de pepino diretamente sobre as pálpebras. Repousar durante 15 minutos com o legume cobrindo os olhos, garante um melhor fluxo sanguíneo e a iluminação do olhar.

Como ter um olhar irresistível utilizando cosméticos

Disfarçar olheiras e bolsas, instantâneamente, é tarefa simples para as novas fórmulas de corretivos cosméticos. Para acertar, escolha um produto com um tom bem próximo ao da sua pele. Passe em volta de toda a pálpebra, dando batidinhas com o dedo ou com uma esponja, espalhando até o canto externo dos olhos. Para apagar o brilho oleoso do produto, use o pó solto ou aplique uma base e retire o brilho com papel absorvente.

Mas o segredo para conseguir um efeito bem sedutor está num produto antiqüíssimo. Realmente o khol está de volta e com força total. O máximo em formulação khol é o produto Terracota Khôl Intense Poudre Libre da Guerlain, um delineador em pó ultra-fino, com pigmentos nacarados (substância branca e brilhante com reflexos) que evidenciam o olhar de mistério atribuído às indianas e orientais de forma geral. A embalagem é uma mini-ânfora, com um aplicador especial para executar um traço finíssimo e preciso.

Uma outra opção, para quem não tem tanta habilidade ao se automaquiar, é o Crayon Khol da Lancôme, que tem uma textura absolutamente evanescente, diferente dos lápis convencionais, graças aos 30% de pigmentos e mica presentes em sua fórmula. Além disso, você encontra 11 cores diferentes para fazer do seu olhar uma cena inesquecível, mesmo depois de terminar a novela… Experimente!