Estudo de Harvard aponta 11 vilões do ganho de peso

por Patricia Davidson Haiat

A Universidade de Harvard realizou um recente estudo que complementa nossa prática clínica, apontando os piores alimentos para a saúde. Seguem aqui os alimentos vilões para ganho de peso e a forma como eles prejudicam nosso organismo.

Continua após publicidade

O mais interessante na pesquisa é que os dados foram analisados durante 13 anos, com 120 mil homens e mulheres não obesas. No período, os participantes ganharam em média 1,5 kg a cada quatro anos.

Os maiores “vilões” segundo o estudo são:

1º) Sal em excesso

Os alimentos salgados normalmente contém gordura em excesso. Os dois contribuem para aumento de peso, porém o sal é prejudicial pela retenção de líquidos. Esse processo acontece mais frequentemente nas mulheres, especialmente antes da menstruação.

Continua após publicidade

2º) Refrigerante

Ricos em calorias e repleto de corantes, o refrigerante é uma péssima opção para quem deseja emagrecer e ter saúde. E engana-se quem acha que a opção light ou zero é a solução. Já está comprovado que os adoçantes levam à compulsão e ganho de peso.

3º) Batata chips

Continua após publicidade

Rica em sal e gordura saturada, esse petisco supercomum nas lancheiras das escolas e em qualquer reunião de amigos contribui com quase 800 gramas de ganho de peso.

4º) Baked potato

Responsável por calorias a mais e também por um aumento rápido de açúcar no sangue e insulina que levam a longo prazo ao acúmulo de gordura abdominal. No estudo, a baked potato foi responsável pelo ganho de 580 gramas.

5º) Bebidas adoçadas

Os sucos são refrescantes, porém quando adoçados, contribuem para o aumento de calorias e estimulo da insulina e glicose para acumular gordura. Além disso, o açúcar pode ser substituído por adoçantes naturais que reduzirão as calorias e proporcionarão sabor aos alimentos. No estudo, essas bebidas contribuíram com o ganho de 460 gramas.

6º) Carne vermelha

Considerada um vilão pelo seu teor inflamatório, pois leva as células a inúmeros processos negativos como dificuldade na perda de peso e retenção de líquidos. Isso também pode dificultar a digestão. A carne contribuiu para o aumento de 430 gramas.

Carnes processadas, como salame e outros frios contêm gordura e toxinas em excesso. Isso leva ao ganho de peso, acúmulo de colesterol e desequilíbrios fisiológicos como por exemplo dificuldade de perda de peso. Promoveram o aumento de 420 gramas.

7º) Doces e sobremesa

Tentadoras e ricas em calorias e açúcar.O chocolate, preferido pelas mulheres (especialmente na TPM – leia mais) podem ser usados com moderação. O chocolate ao leite pode ser substituído pelo com menor teor de gordura e os doces pode ser substituídas por frutas cozidas. No estudo, contribuíram com 230 gramas de peso.

8º) Álcool

Pode atrapalhar e muito o objetivo da perda de peso. A cerveja tem 150 calorias por latinha ou 1 copo de capirinha de limão com açúcar já oferece 300 calorias. Melhor opção é diminuir a quantidade e também evitar os petiscos que podem acompanhar um choppinho. No estudo, um drink por dia aumentou o peso em 190 gramas.

9º) Cigarro

Todo ex-fumante sabe o quanto pode ser prejudicial essa abstinência. Mas, em cima disso, está a vontade de buscar maior qualidade de vida. Balas de algas e chás calmantes podem ser bons aliados para quem deseja parar de fumar. Quem acabou de parar de fumar pode ter o aumento de até 2,34 kg.

10º) Sono

Dormir menos de seis horas ou mais de oito também contribui para o ganho de peso. O sono recupera o organismo e é fundamental para que o metabolismo possa atuar na perda de peso, pela regulação do hormônio cortisol sanguíneo, fundamental para controlar o peso.

11º) TV

Esse hábito pode gerar um aumento de 140 gramas em 4 anos, a cada hora na frente da TV por dia. Comer em frente a TV faz com que haja um aumento de calorias consumidas e também uma diminuição na percepção da saciedade. Isso vale para as crianças e adultos. O consumo de comida em frente ao computador também deve ser monitorado.