Após a menopausa: ter pensamentos eróticos ajudam a mulher a atingir o orgasmo

por Arlete Gavranic

É fato que a menopausa (ultima menstruação) denuncia um envelhecimento que começou por volta dos 35 anos com o climatério – fase de transição entre a vida reprodutiva e a não reprodutiva da mulher.

Continua após publicidade

Os hormônios femininos têm sua produção diminuída até que entram em escassez total. Essa diminuição hormonal traz consequências percebidas pelas mulheres de diferentes formas.

Algumas sentirão ondas de calor (fogachos), mal-estar e irritabilidade. Outras terão esses sintomas minimizados, mas uma coisa é certa, essa queda hormonal pode interferir na elasticidade do canal vaginal, o que pode trazer para algumas mulheres um desconforto durante o ato sexual.

Algumas mulheres necessitarão de reposição hormonal, outras só precisarão de alguns cuidados que ajudem a hidratar a mucosa vaginal com uso de lubrificante à base de água. Isso para que o possível ressecamento da mucosa vaginal não se torne incômodo a ponto de atrapalhar a mulher no seu envolvimento psicossexual.

O desejo sexual diminui após a menopausa?

Continua após publicidade

Para muitas mulheres o término do seu ciclo hormonal, ou seja, do período de fertilidade implica em uma tranquilidade que a libera para viver a sexualidade sem a preocupação de engravidar. É claro que para que essa sexualidade seja bem vivida, é necessário que essa mulher tenha uma boa autoestima e uma postura "tranquila" em relação ao seu envelhecimento.

Quando a mulher gosta do seu corpo, conhece os seus pontos erógenos (zonas de prazer corporal) e encara o sexo como gostoso e desejável, muito provavelmente ela não terá grandes conflitos com relação a continuar tendo uma vida sexual prazerosa após a menopausa.

O que pode acontecer é que com a diminuição dos hormônios, a mudança que deve acontecer na resposta sexual feminina, é que o desejo tenha uma intensidade um pouco menor e por isso será necessário colaborar estimulando pensamentos erotizados, fantasias e caricias corporais para que a excitabilidade se fortaleça. Enfim, esse é o principal aspecto da vivência sexual pós-menopausa: a diminuição hormonal pode diminuir a intensidade do desejo e isso exigirá esse maior envolvimento sexual, para que esse orgasmo um pouco "preguiçoso" aconteça.

Continua após publicidade

Algumas mulheres podem, sob orientação médica, fazer aplicações com gel à base de testosterona para um melhor estimulo sexual. Vale advertir: só uma avaliação médica poderá determinar quais mulheres necessitarão desse complemento. No mais, é permitir estimular sensações e pensamentos erotizados para viver bem o prazer de estar sexualmente ativa e satisfeita!