O que é Bhakti yoga

por Emilce Shrividya Starling

Tenho recebido vários e-mails de pessoas que estão precisando de auxílio, sentindo as dores da alma, como solidão, ciúme, medos, fobias, depressão. Estão se sentindo perdidas, sem fé, sem encontrar sentido na vida; sem um caminho que lhes conduza à luz interior.

Continua após publicidade

O yoga, apesar de não ser uma religião, e sim uma filosofia, nos liga, nos une, nos religa a Deus e nos faz sentir esse apoio interior.

Existem vários ramos de yoga, e um deles, a Bhakti yoga, ou yoga devocional, nos ensina como desenvolver fé por meio da quietude da meditação e da oração.

Como disse Osho, um Mestre do yoga: "Muitas pessoas perderam a capacidade de orar, porque perderam a capacidade de maravilhar-se. A prece precisa de um coração amoroso".

Eu sou muito devocional e associei a prática da hatha yoga a Bhakti yoga, aos cantos dos mantras e a devoção a Deus. Tenho encontrado na oração, no silêncio da meditação, a força necessária para superar e transcender os desafios de minha vida. Além de me ajudar, posso também ajudar aos outros, transmitindo essa paz interior em minhas aulas de hatha yoga, no meu lar, em meus relacionamentos.

Continua após publicidade

O Mestre Yoganananda disse que devemos orar a Deus, não como mendigos, e sim como filhos de Deus que somos. Deus não nos fez mendigos, Ele nos criou à imagem Dele. Tanto a Bíblia como as escrituras do Yoga assim afirmam.

No entanto, podemos perceber que embora algumas pessoas tenham prosperidade, amor, saúde, outras pessoas atraem o fracasso, a infelicidade, as dificuldades.

Como se explica isso?

Continua após publicidade

O poder de Deus está dentro de todos nós, mas é preciso desenvolvê-lo através da meditação regular, da oração, na gruta do silêncio de nossa mente.

Para o Yoga, o Deus único, é a Mãe Divina, o Pai Divino, o Amigo único, nosso Bem amado Senhor. Seja receptivo e sinta: "Eu estou com Deus. Deus está comigo".

Sinta que Ele o conduz, que trabalha com você, que está com você.

A oração verdadeira é um anseio que vem da alma. Converse com Deus, através de orações espontâneas que vêm de seu coração ou fale com orações, com confiança e concentração.

Yogananda, em seu livro "No santuário da Alma", nos dá algumas orações:

Inspire e expire tranqüilamente e repita: "A paz preenche meu corpo, a paz preenche meu coração e permanece em meu amor, paz no interior, paz no exterior, em toda parte. Deus é paz. Eu sou filho de Deus. Deus e eu somos um".

"Pai, agora, hoje, o dia todo, por todos os amanhãs, a todos os instantes, dormindo, desperto, na vida, na morte, neste mundo e no além, fica comigo como a alegria que responde conscientemente em meu coração".

Após orar, peça a cura do corpo, a prosperidade ou o que precisar.

Para a cura da saúde, o Mestre Masaharu Taniguchi ensina: "Medite por alguns minutos: Deus me perdoou e me acolhe com seu imenso amor. Já estou curado".

Ele ensina a mentalizar várias vezes ao dia: "Ó Deus que está no profundo da minha alma, ó Força infinita manifesta-Vos".

É necessário tirar da mente qualquer dúvida de que Deus lhe responderá. Muitos não obtêm resposta por causa da falta de crença. Não desista se não conseguir logo o que deseja. Apenas continue orando sem parar. Pense, muitas e muitas vezes ao dia, agradecendo: "Obrigado Deus pela minha cura". A gratidão é a energia curativa do universo e sintoniza você com as vibrações divinas.

Tenha essa experiência de que essas práticas fazem o impossível se tornar possível. Fazem com que você obtenha êxito, coragem, paciência e se cure até de doenças crônicas.

Ao orar e se apaziguar, você retira a inquieta força vital dos nervos sensórios e se interioriza no pensamento de Deus. Os pensamentos elevados da oração trabalham no éter, no plano espiritual. Cada pensamento produz uma vibração sutil específica. Quando você repete mentalmente o Nome de Deus e continua a repeti-Lo, esse pensamento produz uma vibração que invoca a presença de Deus.

Deus ouve sim nossas orações. Saiba que, no momento mesmo em que ora, Deus o está escutando. Mas para receber o auxílio de Deus, cujo poder é ilimitado, precisamos estar receptivos. Não pense que Deus está longe, no céu, e que você está aqui na Terra, sozinho e desamparado.

Porém, precisamos entender algo muito importante: Deus nos deu o livre-arbítrio, o poder de raciocinar e agir. Quando não seguimos as leis de Deus, produzimos, conseqüentemente, resultados consoantes a essas leis. É a lei de causa e efeito, lei do carma que se aplica a todos nós. Nós colhemos o que semeamos. Muitas vezes usamos mal o livre-arbítrio e desse modo, trazemos para nós mesmos, a dor física, a ignorância e muitos sofrimentos.

Deus é imparcial, mas é tanto lei quanto amor. Ele nos ama incondicionalmente e, se nos harmonizarmos através das nossas corretas ações, das orações, receberemos, com certeza, o contato purificador de Deus.

Quando você aquieta a mente pela meditação e oração, você recebe as respostas para seus problemas. Quando você entra no silêncio interior, desaparece o silêncio de Deus. Ele se comunica com você através de intuições, sabedoria, insights, alegria, entusiasmo, coragem.

Com a mente calma, você saberá escolher a melhor solução e terá sucesso em suas atividades. Isto é aplicar a ciência do yoga na vida diária.

Baba Muktananda, um Mestre iluminado do yoga, nos disse para fazer uma apólice de seguro na companhia de Deus, pois somente na fortaleza de Deus podemos encontrar proteção, segurança e apoio.

Você deve sentir como ele ensinou:

"Deus está na minha frente.
Deus está atrás de mim.
Deus está em todos os lugares.
Onde eu for, em tudo que eu estiver fazendo, Deus sempre me protegerá."

Quando estiver orando, fique concentrado. Pense apenas em Deus e nas palavras da sua oração. Não reze como uma repetição cega, sem devoção. Não seja apenas uma "vitrola de rezar", ou um papagaio, sem saber o que significa as orações, porque isso não produz a resposta de Deus. A técnica da oração é eficaz quando é profunda, quando sua alma anseia pelo divino.

Concentre-se em suas necessidades verdadeiras. Ore pela felicidade interior. Ore por paciência. Peça a paz da mente que é um tesouro supremo.

Sou muito devota a Deus como Mãe Divina, que no Yoga chamamos de Durga, Lakshmi, Shrividya, Sarasvati, com seus vários aspectos e formas. Ela nos protege, nos dá prosperidade, amor, conhecimento espiritual, proteção e força interior.

E como disse Yoganananda: "Lembre-se: é a criança manhosa que atrai a atenção da mãe. A criança que se aquieta facilmente logo fica satisfeita com brinquedos. Mas a criança manhosa quer apenas a mãe e continua a chorar até que ela venha. Portanto, ore até que venha a Mãe Divina".

Ele nos ensinou a fechar os olhos e conversar com Deus mentalmente: "Senhor, procuro por Ti. Talvez eu tenha agido mal, tentado pelas ilusões de Teu plano cósmico, mas porque és minha Mãe, meu Pai, Meu amigo, sei que Tu me perdoarás e me trarás de volta para Ti.

Um grande Mestre do Yoga disse que Deus nunca esquece de nós, nós é que esquecemos de Deus.

Todas as manhãs, antes de iniciar suas atividades, antes de dormir, medite e ore a Deus. Feche seus olhos, se aquiete. Sinta a calma da respiração. Ouça a Voz do silêncio. Entre em conexão com o Ser interior, que é Deus em você. Sinta como é protegido e conte suas bênçãos. Compreenda que é Filho de Deus, que merece ser feliz. Fique em paz! Namastê! (Deus em mim saúda e agradece Deus em você!).