Como perceber se minha orientação sexual é homo ou hetero?

por Marcelo Toniette

Resposta: Por quem você geralmente se atrai amorosa e sexualmente? Tente perceber-se mais e aceitar o seu próprio jeito de ser. Muitas vezes os modelos sociais acabam ficando mais em primeiro plano do que aquilo que nos faz sentir inteiros perante a vida. E também muitas vezes esses modelos mais confundem do que auxiliam na construção de um jeito de ser.

Continua após publicidade

A orientação do desejo sexual é algo que vai sendo constituída ao longo da vida de uma pessoa, em uma inter-relação de fatores psicológicos, biológicos e sociais.

A orientação sexual está relacionada ao sentimento de atração por quem se deseja relacionar afetivamente e sexualmente.

Quando se fala em sentimento de atração não quer dizer que isso seja feito de forma racional e objetiva. Essa atração acontece sem uma prévia razão, mas como um modo de ser da pessoa. Assim, ninguém opta por ser hétero, homo ou bissexual.

A opção que pode ser feita é de vivenciar, ou não, a orientação sexual.

Continua após publicidade

Por outro lado, a não-vivência da orientação sexual pode ter um alto preço para uma pessoa no sentido de sofrimento e angústia.

Quando se fala em desejo afetivo-sexual, é devido ao fato de que gostar muito de pessoas de um determinado sexo não quer dizer que exista um desejo sexual por esse determinado sexo. Ter relações sexuais com alguém de um determinado sexo, não quer dizer que exista desejo afetivo por esse determinado sexo. A junção entre o afeto – a quem se direciona o amor, o carinho – “e” o sexo – desejo de envolver-se sexualmente – é que indicarão a orientação sexual de uma pessoa.

Existem pessoas que têm atração afetiva-sexual predominante ou estritamente por pessoas do sexo oposto, as heterossexuais; outras pessoas têm atração afetiva-sexual predominante ou estritamente por outras do mesmo sexo, as homossexuais; e outras pessoas têm atração afetiva-sexual variável por homens e mulheres, as bissexuais. Mais importante do que a categoria em si, é aquilo que faz você sentir-se bem. Ficar na dúvida se você é isso, ou aquilo, somente vai aumentar o seu conflito, pois você tentará se encaixar nessa, ou naquela categoria. Tente perceber o que você sente, o que se disponibiliza vivenciar; foque nas suas necessidades e não necessariamente em enquadrar-se em um rótulo.

Continua após publicidade

Origem de orientação sexual é incógnita

Muito vem sendo estudado sobre as origens da orientação do desejo hétero, homo e bissexual, mas não existem dados conclusivos a esse respeito. A origem de todas as orientações sexuais continuam sendo uma incógnita, convencionando-se dizer aquilo que já citei anteriormente de que se trata de uma interação de fatores psicológicos, biológicos e sociais.

Quando se fala de orientação sexual, o fator sóciocultural é importante. Existe uma tendência de se achar que tudo aquilo que não corresponde à heterossexualidade é doença ou desvio. Isso cria uma série de estereótipos e preconceitos voltados para pessoas de orientação sexual homossexual e bissexual. Antes acreditava-se que a homossexualidade seria uma doença ou desvio, mas essa idéia foi perdendo força a partir do momento em que, em 1973, a Associação Psiquiátrica Americana constatou que a homossexualidade é mais uma forma possível de orientação sexual.

Aqui no Brasil, esse reconhecimento foi mais tardio, em 1985, quando o Conselho Federal de Medicina deixou de classificar a homossexualidade como “desvio e transtorno sexual”. Em 1999, o Conselho Federal de Psicologia, por meio da Resolução CFP 01/99, passou a proibir o tratamento psicológico visando a “cura” da homossexualidade, considerando que para existir a cura pressupõe-se a existência de doença, que não é o caso da homossexualidade. Tal resolução foi criada a partir de denúncias de que psicólogos, associados a igrejas, promoviam a “cura” (=“conversão”) de homossexuais para heterossexuais, em uma perspectiva moral e ideológica.

Voltando à sua pergunta, tente conhecer pessoas dos diferentes sexos e orientação sexual. Permita-se esse contato e, na medida do possível, reflita sobre o que mais faz sentido para você, o que está mais de acordo com aquilo que é possível vivenciar nesse momento de sua vida. Como disse anteriormente, nada de cobrança se você deve se enquadrar em uma coisa ou em outra. A prioridade neste momento é de você se reconhecer enquanto pessoa detentora de sentimentos, emoções, sonhos, valores, entre outros, em relação com um mundo repleto de possibilidades de vivência. Aos poucos, sem a cobrança, no seu contato com outras pessoas, você encontrará um sentindo para a sua expressão afetiva e sexual.

Sinto desejo afetivo por mulheres, mas meu desejo sexual é por homens – clique aqui e leia

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento