Minha filha ficou com vários meninos, mas agora se diz homossexual

por Margareth dos Reis

"Minha filha tem 16 anos, já ficou com vários meninos. Mas há uns dois meses veio com uma colega me pedir para que a mesma frequentasse minha casa para se conhecerem melhor, pois agora ela se diz homossexual. Será isso uma confusão de sentimentos da adolescência? Por favor, me responda, estou tão confusa. Obrigada."

Continua após publicidade

Resposta: Embora a sexualidade esteja presente na vida dos indivíduos desde o momento do nascimento, é na adolescência que a orientação afetivo-sexual (hetero, homo ou bissexual) se manifesta, vindo a se confirmar somente mais tarde na idade adulta.

A adolescência constitui um período turbulento por envolver transformações emocionais, comportamentais e físicas iniciadas na puberdade (fenômeno orgânico que envolve alterações físicas e hormonais de maturação do corpo) e concluídas na idade adulta, de acordo com as influências culturais e sociais recebidas do ambiente ao qual o indivíduo pertence.

Assim, os maiores desafios dos adolescentes ocorrem em seu íntimo. Mesmo com as experiências afetivo-sexuais dos adolescentes se dando cada vez mais apenas com quem eles desejam, seus sentimentos podem ser marcados por imprecisões e indefinições. Por isso, independente da confirmação futura da orientação afetivo-sexual de sua filha, e aí seja qual for, não vai ser fruto de uma vontade consciente, portanto não será uma escolha dela, vale a pena voltar a sua atenção para os sentimentos que você experimenta diante das coisas que a sua filha expressa para você.

Ao se sentir então com disposição para dialogar com liberdade e sem preconceitos, procure interagir com o que ela conta dela para você e aproveite para demonstrar interesse em escutá-la mais e conhecer as pessoas com as quais ela se relaciona, até para que ambas ganhem mais confiança nessa aproximação.

Continua após publicidade

Como a sexualidade vai muito além do coito, do orgasmo e da orientação afetivo-sexual das pessoas, um bom vínculo com a sua filha ajudará você a mostrar a ela o valor de envolver-se com alguém, mas sempre se lembrando de integrar o afeto, a responsabilidade e o respeito às experiências dela.