Minha enteada adolescente é mimada pelo pai e não sei lidar com isso

por Anette Lewin

"Moro com um homem faz oito meses. Ele tem uma filha adolescente que fica conosco nos finais de semana. Não concordo com algumas posturas de proteção extrema. Temos brigado bastante por causa disso. Por exemplo, ele não se importa que ela durma com a gente no mesmo quarto quando viajamos, pois não quer deixá-la sozinha. Numa viagem de ônibus, temos que dividir o tempo para sentar ao lado dele, para ela não se sentir excluída; também reprograma passeios e viagens em virtude dela não gostar de caminhar e fazer muito esforço. Quando saímos, eles ficam de mãos dadas. A menina não sai sozinha, nem mesmo se for perto. Gostaria de uma orientação."

Continua após publicidade

Resposta: O melhor que você tem a fazer é dar tempo ao tempo! Os comportamentos da adolescente descritos por você são típicos da idade e refletem a insegurança de filhos de pais separados.

Quando a menina começar a sair com sua turma essa situação se inverterá e, provavelmente, ela não vai mais achar a menor graça em estar perto do pai o tempo todo.

Por enquanto, como ela ainda não tem namorado, prefere "namorar" o pai do que correr o risco de se frustrar com algum garoto que não lhe dê bola. Tente não competir com ela. Afinal, cada uma de vocês tem uma importância diferente na vida do seu marido.

Pelo contrário, quando possível, converse com ela, fale sobre você e, por que não, conquiste sua confiança. Talvez, no começo ela se mostre resistente e desconfiada com essa mudança, mas depois a tendência é que ela comece a se aproximar também.

Continua após publicidade