DESTAQUES

Pais “grávidos”: conflitos mais comuns que o homem enfrenta na "espera" do futuro bebê

Blenda de Oliveira 01/01/2016 PSICOLOGIA
Chegada de uma criança modifica a vida de um casal

por Blenda de Oliveira

Resposta: Os conflitos dependerão em grande parte da história de cada casal e da intimidade com que cada um traz para dentro da relação suas expectativas, sonhos e desejos para seus filhos.

Quando o casal engravida, é bastante comum que os princípios da educação recebida por cada um de sua família de origem apareçam com mais força, sendo natural que haja divergências e convergências em relação às orientações que serão dadas aos filhos. É interessante perceber como isso acontece já na escolha do nome. Uma criança já nasce no imaginário de seus pais. É sempre um desafio lidar com as expectativas e a realidade que se apresenta trazida pela criança.

Gestação gera um novo casal

O período de gestação, até mesmo antes, no planejamento familiar, faz-se importante que o casal tenha liberdade e intimidade para falar, discordar e concordar com o que cada um pensa. Um outro casal será também gestado durante a gestação do filho.

A chegada de uma criança modifica a vida de um casal e requer uma nova organização. Muitas vezes aparecem conflitos, ciúmes, cansaço e para isso o casal necessita manter-se atento para que não se disperse e tenha em mente que a maior felicidade para um bebê, uma criança é ser recebido por um casal que está disposto a assumir a parentalidade (maternidade e paternidade), sabendo que terão muito que aprender.

Embora seja repetitivo e tão batido, eu diria que a maior dica é conversar, ouvir e ter tolerância com as diferenças que cada um trará para dentro dos papéis de mãe e pai.

Se puderem reservem sempre um tempo só para conversarem sobre o que esperam como pais e o que gostariam de passar na educação dos filhos. É mais produtivo que os pais conversem sobre o que eles esperam deles próprios que do filho, já que cada criança vem com seu jeito e seu modo. Esperar muito dos filhos ou como pais é elevar as expectativas e, com certeza, vivenciar frustrações.

Boa Sorte!

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira responderá dúvidas e perguntas sobre conflitos familiares e entre pais e filhos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.



ENQUETE

Você revidaria uma traição?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.