Como ganhar panturrilha rápido?

por Simone Sarti

Resposta: A panturrilha (também conhecida como “batata da perna”) é formada pelos músculos gastrocnêmios e sóleo. Eles são responsáveis pelo movimento de flexão plantar, ou seja, quando você fica na ponta dos pés. Portanto todo exercício para essa região exige que se faça esse movimento.

Continua após publicidade

É também um grupo muscular de grande importância, pois faz o papel de “ bomba muscular” para o retorno venoso. É através da contração desses músculos que o sangue ganha maior impulso para retornar ao coração. Os exercícios para essa musculatura podem ser feitos de diversas formas: em máquinas apropriadas, com elásticos, sobre um degrau ou step, etc.

É importante lembrar que o aumento da massa muscular é determinado pela genética, portanto uns podem conseguir melhores resultados do que outros. Agora, para conseguir o melhor possível, você pode seguir algumas dicas.

A primeira delas é que se dê a mesma importância que se dá ao treino de outras partes do corpo, o que geralmente não acontece, pois treina-se muito peitorais, bíceps, costas e etc e poucos exercícios para panturrilha, ainda por cima, sempre no final da sessão. Então: grande intensidade nos treinos (altas cargas e poucas repetições), maior número de exercícios e treino no mínimo 3 x na semana;

Coloque esses exercícios, mais no início da sessão para que você esteja com mais energia na hora de executá-los;

Continua após publicidade

Exercícios bem variados, não faça sempre os mesmos para dar diferentes estímulos ao músculo;

Procure trabalhar com grande amplitude, evite movimentos muito curtos;

E principalmente, mesmo sendo esse um músculo muito resistente, não esqueça de aquecer e alongar adequadamente, pois uma lesão aí, fará com que você fique parado por um bom tempo, até que a musculatura se recupere.

Continua após publicidade