Ao parar de malhar, em quanto tempo perdemos o que conquistamos?

por Simone Sarti

Resposta: Quando você começa a treinar, seu corpo passa a sofrer modificações para se adaptar a essas novas exigências.Se você interrompe esse programa de treinamento ocorre a perda dessas modificações.A isso dá-se o nome de destreinamento. O destreinamento é explicado pelo princípio da reversibilidade, o qual mostra que quando se reduz ou se suspende um treinamento o corpo se reajusta de acordo com a diminuição do estímulo. Dessa forma perdemos em performance, em massa muscular, força, capacidade aeróbia, etc.

Continua após publicidade

O que, muitas vezes, levamos meses para conseguir, pode-se perder em 2 a 4 semanas. Não totalmente. Segundo estudos, os sistemas corporais regridem na mesma proporção da diminuição do estímulo. Por exemplo, se por causa de uma lesão, você tiver que parar tudo de uma vez, a perda é rápida. Essa queda é sempre maior nos primeiros dias e em seguida passa a ser mais lenta.

Dificilmente perdemos tudo o que foi conquistado, pois temos uma “memória muscular”. Quem tem um histórico de treinamento, vai ter sua recuperação mais rápida, quando voltar a treinar.

Porém, isso não significa que você pode, depois de um período inativo, voltar já fazendo tudo o que fazia antes de parar. Mesmo quando esse período for curto, é necessário fazer uma nova adaptação e ir progredindo aos poucos. Consegue-se chegar de onde parou, desde que você seja dedicado, mas sem abusar, para não correr o risco de uma lesão e ter de parar novamente.

 

Continua após publicidade