Livre-se da pele oleosa

por Sonia Corazza

Você sabia que a maior parte das pessoas no Brasil têm pele oleosa?

Continua após publicidade

É fácil reconhecer, depois de duas ou três horas da limpeza sua aparência já fica gordurosa e brilhante e apesar disso pode se desidratar facilmente. A oleosidade excessiva pode propiciar o aparecimento de cravos, comedões e outras formas de erupção cutânea.

O que chamamos de pele mista também se enquadra aqui, no rosto aparecem duas regiões distintas, a primeira onde a pele é mais grossa, gordurosa e brilhante, que é a área conhecida como zona T (testa, queixo e nariz). No restante do rosto a pele é desidratada e sem elasticidade, região das bochechas e ao redor dos olhos, podendo descamar nas laterais do rosto.

Como cuidar?

A etapa mais importante do cuidado cosmético da pele oleosa é a limpeza, para remover o excesso de sebo, as células mortas e evitar a proliferação microbiana.

Continua após publicidade

A limpeza deve ser feita duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, lavando a área afetada com sabonete líquido bactericida, que desobstrui os poros e combate as bactérias.

Procure estes ingredientes no seu sabonete para pele oleosa

 

Continua após publicidade

– Alquil poliglucosídeos: são detergente suaves, que promovem a limpeza sem agredir a pele

– Extrato de erva-cidreira (Cymbopogum citratus): tem ação antisséptica e refrescante, mantendo a pele limpa e livre de micro-organismos indesejáveis

A seguir é fundamental a aplicação do tônico adstringente, de efeito anti-séptico, que ajuda a manter a pele livre da contaminação dos micróbios e mantém os poros limpos

Procure estes ingredientes no seu tonificador para pele oleosa

– Triclosan: que é um potente agente antibacteriano

– Extrato de tangerina (Citrus spp), que também ajuda a reduzir a aparência dos poros

Para finalizar, a aplicação da loção hidratante e protetora específica, contendo agentes secativos e sebo-estáticos, que absorvem a gordura excessiva e equilibram a pele.

Procure estes ingredientes no seu hidratante para pele oleosa

– Panteno: é uma pró-vitamina que mantem a maciez e textura agradável na pele

– Extrato de melão (Cucumis melo), que ajuda a manter a água na pele, sem deixar um aspecto pegajoso