Choppinho X beleza: quantos posso tomar?

por Sonia Corazza

O chopp já representa 3% de toda a produção de cerveja do país, a razão é que o chopp é mais natural, estufa menos e tem como público-alvo as mulheres, que são as maiores consumidoras aqui no Brasil.

Continua após publicidade

Vamos ver como isso afeta a beleza da pele e do corpo e o que você pode fazer para associar o prazer da bebida e amenizar os danos.

Destilado ou fermentado?

As bebidas alcoólicas são obtidas por fermentação ou destilação da glicose presente em cereais, raízes e frutas. As pessoas que ingerem quantidades razoáveis de álcool por dia, na faixa de duas doses de bebidas destiladas ou três doses de fermentados, podem potencializar o risco de ter derrames, pressão alta e câncer.

Como o chopp afeta a pele

Continua após publicidade

Também na parte estética o álcool afeta a beleza, as mulheres que abusam do copo apresentam pele mais seca e desidratada que o normal, com perda da flexibilidade e tonicidade naturais. O álcool acima das doses recomendadas aumenta a diurese, isto é, eliminação de água do corpo através da urina, o que causa desidratação da pele, tornado-a ressecada e propensa à descamação.

Além disso, há uma diminuição da atividade dos mecanismos protetores da pele, predispondo a pele ao ataque microbiano e a formação de radicais livres. As bebidas alcoólicas também são agentes do envelhecimento precoce e da perda de proteção do organismo.

Xô celulite!

Continua após publicidade

O excesso de álcool agrava os quadros de celulite, gordura localizada e flacidez. O único caminho para evitar a piora dessas mafestações é limitar a acumulação de toxinas e catabólitos, frear a extensão do desenvolvimento de edemas e prevenir suas complicações. Sabe o que significa? Menos cerveja, menos chopp, menos vinho, enfim, menos bebida alcoólica. O ideal neste caso é limitar para uma dose diária dos destilados e duas para os fermentados.

Mas não esqueça, o tratamento cosmético da celulite envolve cuidado constante, adotando cremes específicos para uso diário e uma rotina de procedimentos semanais, com esfoliação específica para preparar a região para o massageamento e drenagem linfática.