Cuidados com a pele e os alimentos antienvelhecimento

por Jocelem Salgado

Um estudo publicado na revista Optical Society of America no final de 2006 confirmou através de uma técnica inédita o que muitos especialistas da área de dermatologia já observam na prática em seus consultórios: que as mulheres perdem colágeno mais rapidamente que os homens.

Continua após publicidade

O colágeno é uma proteína cuja principal função é dar sustentação às células, mantendo-as unidas. Na pele, o colágeno forma uma matriz onde se alojam várias substâncias e células, sendo essencial para a manutenção da forma e integridade do tecido, promovendo elasticidade e resistência à pele.

Na pesquisa, conduzida pelo dermatologista Johannes Köhler, da Universidade Friedrich Schiller na Alemanha, foi utilizada uma técnica a laser para medir o dano causado pela exposição da pele à luz do sol. Köhler e seus colaboradores fizeram uma combinação de métodos para obter imagens do colágeno e também da elastina, cuja degeneração provoca o surgimento de rugas e a perda progressiva de elasticidade da pele.

Os testes feitos diretamente no antebraço de 18 voluntários (7 mulheres e 11 homens), com idade variando entre 21 e 84 anos, apontaram grandes variações, mas, na média, o fator colágeno/elastina mostrou uma clara relação com a idade do paciente, sendo que as mulheres apresentavam uma perda de colágeno num ritmo muito mais rápido que os homens.

Deficiência de estrogênio

Continua após publicidade

Além de perder colágeno num ritmo muito mais rápido que os homens, é sempre bom lembrar que as mulheres apresentam uma quantidade menor desta proteína no corpo, comparativamente aos homens. E para complicar, a deficiência de estrogênio que ocorre no sexo feminino por volta dos 45-50 anos (entrada na menopausa) faz com que haja uma diminuição da quantidade de fibroblastos, células responsáveis pela produção do colágeno, que junto com a elastina, compõem a trama de sustentação da pele.

Toda essa mudança provoca a redução do fluxo de sangue pelos vasos e leva a uma menor capacidade de retenção de água pelas células, além de desacelerar a atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas, que produzem a oleosidade que protege a pele como um filtro natural. Sem a mesma irrigação e hidratação a pele fica seca, enrugada e flácida, quebradiça e fina, muito mais sensível a escoriações e aos efeitos da exposição solar. Pequenos cortes levarão tempo para cicatrizar e as manchas irão proliferar com rapidez.

Estima-se que com a menopausa haja uma perda média anual de 2% de colágeno. A velocidade do processo vai depender da presença de fatores de risco como o tempo que a pele foi exposta ao sol ao longo da vida e o hábito do tabagismo. Estudos mostram que o cigarro pode aumentar de duas a três vezes o número de rugas em mulheres de cor branca de meia-idade, ao reduzir muito a irrigação sanguínea das camadas que formam a pele.

Continua após publicidade

Alimentação equilibrada X estética facial

A alimentação exerce um papel importantíssimo na estética facial e corporal. Nunca se pesquisou tanto e com tantos resultados animadores, o poder de certos alimentos em relação à preservação da beleza e saúde do corpo e da pele.

Estudos estão mostrando que a alimentação equilibrada e o consumo de certos alimentos podem ajudar na elasticidade, hidratação e firmeza da pele, reduzindo o surgimento de rugas e manchas senis. Além disso, determinados componentes presentes em alguns alimentos são capazes de atuar na promoção e manutenção de uma pele saudável ao neutralizarem os efeitos deletérios dos radicais livres, moléculas formadas no corpo que danificam as nossas células e contribuem para o envelhecimento precoce da pele e vários outros processos degenerativos.

A alimentação mais saudável para a pele é aquela balanceada, rica em vegetais, de preferência crus e frescos, como as frutas e hortaliças, cereais integrais, carnes e laticínios magros. Além de possuir importantes vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres, esse tipo de alimentação contém fibras que melhoram o funcionamento do intestino. E como sabemos, quando o intestino funciona bem, a pele é capaz de refletir esse bem-estar. A seguir, relaciono alguns alimentos que têm sido investigados por trazer benefícios à saúde e beleza da pele:

Alimentos que trazem benefícios à saúde da pele

Soja: rica em isoflavonas, um fitohormônio (hormônio vegetal) semelhante ao estrógeno, a soja tem sido recomendada por dermatologistas como um alimento imprescindível para a beleza da pele. Estudos mostram que a pele possui receptores para as isoflavonas, e elas são decisivas para evitar seu ressecamento e melhorar a elasticidade. Mulheres na menopausa ou que estão próximas dessa fase são as que mais se beneficiam, uma vez que a deficiência hormonal estrogênica que se inicia por volta dos 40-45 anos, colabora ainda mais para a diminuição da elasticidade da pele. Contudo, o alimento tem sido indicado também para as mais jovens, como forma de prevenção.

Colágeno hidrolisado: extraído industrialmente dos ossos, peles e tendões de animais, o colágeno hidrolisado não tem contra-indicação e é capaz de estimular a produção do colágeno natural que perdemos com o passar do tempo. Estudos recentes estão mostrando que esse novo alimento é um eficiente aliado contra processos de flacidez tecidual e quando aliado a atividade física, torna-se uma excelente fonte protéica capaz de sintetizar massa magra, mantendo assim o aspecto jovial do corpo.

Frutas e vegetais: alguns são ricos em vitaminas C, E, e carotenóides, apresentando ação antioxidante capaz de neutralizar muitos danos ocasionados à pele ao longo da vida. Frutas como amora, uvas roxas, morango, framboesa, laranja, mexerica, limão, cereja, mirtilo, tomate, e outros vegetais como as verduras verde-escuras, brócolis, repolho, cenoura, etc, são ricos em antioxidantes que combatem os radicais livres, melhorando as paredes dos vasos sangüíneos da pele, que fica mais irrigada e oxigenada. Essas substâncias também previnem o envelhecimento precoce das células, o excesso de oleosidade e a acne. A vitamina C, presente em todos esses alimentos, além da função antioxidante, é fundamental na produção de colágeno, a proteína que mantém a pele saudável e bonita.

Castanhas, nozes e amêndoas: fontes de selênio e vitamina E, esses alimentos são indispensáveis no cardápio de quem quer ter uma pele bonita. Com propriedades antioxidantes, essas substâncias previnem e/ou retardam o envelhecimento da pele, contribuindo para manter sua elasticidade natural. Mas não exagere, 2-3 castanhas do pará por dia, por exemplo, são suficientes.

Prebióticos e probióticos: os prebióticos são substâncias (fibras) conhecidas como inulina, oligo e frutooligossacarídeos, que estão sendo adicionadas em certos alimentos com o objetivo de melhorar o funcionamento intestinal, assim como os probióticos, microoganismos vivos adicionados a iogurtes e leites fermentados. Ambos garantem regularidade intestinal, facilitando a eliminação de toxinas, proporcionando uma pele mais bonita, livre de acne.

Água: é um dos maiores aliados da beleza da pele, já que não existe melhor hidratante. Existem muitas pessoas que simplesmente esquecem de beber água durante o dia. O resultado é visível: pele seca, problemas intestinais (constipação) e outros mais graves como cálculos renais, hipertensão, etc. Um corpo bem hidratado, em geral apresenta uma pele macia e elástica, e não podemos nos esquecer que a necessidade do líquido aumenta conforme vamos envelhecendo.

Sol: um inimigo da pele

A exposição freqüente ao sol, principalmente em horários inadequados, entre as 10h00 e 16h00 continua sendo a principal causa do envelhecimento prematuro da pele. Os estudos mostram que a freqüente exposição antes dos 18 anos de idade é provavelmente a mais prejudicial, e embora indivíduos com pele clara sejam os mais vulneráveis, a exposição freqüente e por longo tempo traz danos para a pele de qualquer pessoa.

A lesão das camadas profundas da pele causa enrugamento e uma coloração amarelada. A radiação solar também torna a pele mais fina e pode induzir o surgimento de lesões pré-cancerosas (ceratoses actínicas, ceratoses solares). Essas lesões aparecem como áreas descamativas que não curam. Elas também podem ser escuras ou cinzentas e ter uma consistência dura. Os indivíduos que se expõem ao sol exageradamente apresentam um maior risco de câncer de pele, incluindo o carcinoma basocelular, espinocelular e, em certo grau, o melanoma maligno.

A radiação ultravioleta (UV) que atinge a Terra se divide em radiação UVA e UVB. Enquanto que a UVA é quantitativamente maior e possui intensidade constante durante todos os dias do ano, atingindo a pele em suas camadas mais profundas, a UVB atinge a pele de forma superficial causando queimaduras solares. Importante lembrar que a UVA não queima a pele, mas a danifica ainda mais que a UVB, por isso, a dica é utilizar filtros solares com proteção para esses dois tipos de radiação, mesmo em dias nublados ou chuvosos.

Limpe, tonifique e sorria

É importante destacar que a nossa pele precisa ser limpa diariamente, caso contrário, as impurezas e secreções asfixiam os poros. Se a pele não estiver limpa, é inútil utilizar qualquer creme antienvelhecimento. Por isso, reserve todos os dias cinco minutos do seu tempo para limpá-la e hidratá-la. E lembre-se que além da alimentação e de todos os cuidados que citamos aqui, é importante aprender a descontrair e levar a vida com menos seriedade. Sorria sempre, dê boas gargalhadas, pois o ato de sorrir rejuvenesce tanto quanto uma boa alimentação. Lembre-se: quando estamos mais tensos toda pele fica mais enrugada e com aspecto mais velho.