Cuidados com a pele masculina em cada fase da vida

Da Redação

Os cuidados com a saúde não distinguem sexo, por isso, os homens estão cada vez mais atentos, e até mesmo vaidosos quando o assunto são cuidados com a pele.

Continua após publicidade

A dermatologista Dra. Samar Mohamad El Harati, confirma: “Hoje em dia, os homens se preocupam tanto quanto as mulheres com a aparência e o bem-estar.”

Ainda segundo a especialista, os homens têm problemas característicos. Encravamento dos pelos do rosto, foliculite (infecção dos folículos que pode ocorrer naturalmente ou ser favorecida pelo excesso de umidade ou suor, raspagem dos pelos ou depilação), bem como marcas de expressão, manchas, cicatrizes e estrias compõem o grupo de reclamações mais frequentes do universo masculino.

Todos esses problemas possuem tratamentos específicos que são realizados sob orientação profissional. Contudo, é possível aderir a cuidados básicos que ajudam a prevenir futuras preocupações.

Cuidados especiais para cada idade

Continua após publicidade

A partir dos 15 anos: É importante que seja feita uma boa higienização na pele, devido à oleosidade intensa propícia da idade, assim como o uso de protetores solares adequados para esse tipo de pele. Tratamento para espinhas e cravos para evitar que fiquem manchas e cicatrizes pós-acne e peelings também são indicados.

A partir dos 25: Limpeza adequada e hidratação são fortes aliados nessa fase da vida. O uso de antioxidantes tópicos como a vitamina C para prevenir as linhas de expressão são bastante recomendados.

A partir dos 40: Nessa fase da vida, os homens devem lançar mão de cremes mais específicos no combate e tratamento das rugas. Outros itens importantes são os clareadores e ácidos utilizados durante a noite para a renovação celular e aumento de colágeno. Além de tratamentos com toxina botulínica, preenchimento das linhas com ácido hialurôrico e laser.

Continua após publicidade

A partir dos 55: Tratamentos mais eficazes começam a entrar em cena. Por isso, cirurgias plásticas podem ser recomendadas de acordo com a necessidade de cada paciente.