Proteja sua pele dos radicais livres

Por Sonia Corazza

É muito comum que as rotulagens de produtos cosméticos contenham em seus dizeres a promessa de “acabar com os radicais livres, evitando o envelhecimento acelerado da pele”, mas quem são eles?

Continua após publicidade

A oxidação é o fenômeno que causa o rápido escurecimento de frutas cortadas, como maçã e pêra. Na pele humana o processo de oxidação ataca as estruturas celulares, produzindo uma destruição acentuada de alguns componentes vitais, como o colágeno, a elastina, as proteoglicanas e de outras estruturas nobres da pele.

Essa agressão oxidativa leva a formação de radicais livres. Esses deveriam ser combatidos por substâncias antioxidantes ou anti-radicais livres, que devem fazer parte da nossa alimentação.

O que acontece na atualidade é que ingerimos cada vez mais alimentos inadequados, sem qualidade suficiente para suprir o nosso organismo com as substâncias antioxidantes, como as Vitaminas A, C e E, betacarotenos e outros.

O desequilíbrio entre a grande formação de radicais livres, produzidos por oxidação celular, e a não ingestão de alimentos nutricionais, capazes de combater, destruir ou equilibrar esses radicais livres, levam o organismo a perder a qualidade de seus órgãos e tecidos.

Continua após publicidade

Os radicais livres, portanto, são moléculas formadas diariamente no nosso organismo. Por serem muito instáveis, se não estivermos devidamente protegidos, podemos ter estruturas celulares como membranas, proteínas e DNA atacadas.

A pele é provavelmente o órgão de choque que mais sofre com esse processo de oxidação. Uma pele atacada por radicais livres apresenta visíveis sinais de envelhecimento: perda de brilho, sinais de desidratação, diminuição da elasticidade, formação de manchas, presença de rugas superficiais, médias e profundas.

Cosméticos antirradicais livres

Continua após publicidade

Minha dica para proteger sua pele da formação dos radicais livres é procurar por formulações contendo as vitaminas C e E, preferencialmente associadas, que vão formar um verdadeiro exército de combate ao envelhecimento precoce da pele. Além disso, a alimentação equilibrada é fundamental. Capriche na ingestão de frutas cítricas, tomate, verduras frescas e cruas, sem agrotóxicos, é claro.

Seu corpo vai adorar!