Pensamento é tão ‘contagioso’ como gripe

por Emilce Shrividya Starling

O mundo está muito barulhento e com violência porque as mentes humanas estão barulhentas, com pressa e ansiedade.

Continua após publicidade

Em vez de ficarmos na atitude negativa de apenas reclamar, lamentar, culpar os governos e a violência do mundo, é necessário cultivar uma boa mente.

Todos nós queremos ser felizes e evitar o sofrimento. Mas precisamos compreender que isto depende de nosso estado de espírito positivo, de nossos pensamentos positivos, de nossas palavras e ações corretas.

Os inimigos internos são piores que os externos porque moram em nossos corações. Mesmo não podendo transformar todos os nossos pensamentos negativos em positivos, é necessário enfrentá-los e controlá-los.

Quem alimenta pensamentos negativos prejudica a si próprio e ao mundo. Envenena a própria fonte da vida, destrói a harmonia, a vitalidade, a eficiência.

Continua após publicidade

Um pensamento é uma  ação real. O pensamento é tão contagioso como uma gripe. Pensamentos de rancor, de inveja geram vibrações semelhantes que prejudicam os outros, mesmo estando longe.  Pensamentos alegres e bons produzem pensamentos alegres e bons nas pessoas que convivem conosco. 

Um pensamento negativo tem três ações negativas. Prejudica quem pensa fazendo mal à sua mente. Prejudica a outra pessoa. Prejudica a humanidade pois aumenta a negatividade da atmosfera mental.

A mente cheia de pensamentos e emoções negativas é como um pólo magnético que atrai pensamentos semelhantes. Esses maus pensamentos envenenam outras mentes receptivas intensificando assim a violência.

Continua após publicidade

Segundo o yoga, um dos meios mais eficazes de vivenciar a não violência é silenciar e acalmar a mente através da meditação. Ao meditar vamos aquietando as emoções perturbadoras que tiram nossa paz. E passamos a ter mais autodomínio para desenvolver o poder do pensamento positivo.

Vigiando cuidadosamente nossa mente não permitimos que ela corra para os velhos padrões mentais nem conserve seus velhos hábitos. Vamos substituindo os pensamentos negativos por pensamentos de coragem, confiança, gratidão.

O positivo sempre supera o negativo. Esta é uma lei da natureza. Os pensamentos negativos recuam diante de pensamentos positivos. A não violência vence a violência. A coragem domina o medo. A paciência supera a raiva e irritação. O amor vence o ódio.

não violência , (ahimsa em sânscrito) é amar o próximo como a si mesmo, libertando-se da aversão, do orgulho, das mágoas e ressentimentos. É vivenciar a não violência dentro de nós mesmos em cada momento de nossa vida.

O mundo somente será mais pacífico, silencioso e tranquilo quando muitos meditarem e encontrarem a paz interior.

Faça sua parte e medite com regularidade. Encontre a serenidade no silêncio e quietude da mente. Caminhe em paz em meio ao barulho e à pressa do mundo. Ajude a si mesmo e à humanidade meditando e expandindo harmonia e amabilidade.

Corte pela raiz os pensamentos negativos. Adote uma atitude positiva. Cultive bons pensamentos de paz, compreensão e alegria. Uma pessoa alegre, de bom humor está vivendo a não violência . É uma bênção para todos. Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!