Seu dia a dia é bom ou ruim? Isso é uma questão de percepção

por Thaís Petroff

Diversas pessoas se queixam de eventos desagradáveis que ocorrem em suas vidas, contam inúmeros acontecimentos desastrosos e desse modo realmente podem convencer alguém mais desatento de que suas vidas são desgraçadas e de que há realmente motivo para que sofram tanto.

Continua após publicidade

Não discordo que há acontecimentos desagradáveis, difíceis, doloridos e que inclusive deixam marcas. Mas não há ninguém no mundo que não tenha coisas positivas, alegres ou até prazerosas em sua vida. O problema é a ênfase dada às coisas negativas em detrimento das positivas.

Há no dia de qualquer pessoa acontecimentos bons e ruins. Dependendo do modo como pequenos acontecimentos são percebidos, pode ficar o registro de que somente houve eventos desagradáveis ou que nada de bom aconteceu.

Isso obviamente influencia nossa memória. Ou seja, a ênfase que coloco nos pequenos (ou grandes) acontecimentos bons e ruins fará com que eu perceba com muito mais acuidade e atenção alguns deles e é isso que ficará registrado como lembrança.

Diversas vezes é esse modo de perceber o mundo e as coisas que desenvolve uma depressão ou a mantém.

Continua após publicidade

Em um dia comum uma pessoa pode comer algo que gosta no café da manhã, pegar trânsito para ir ao trabalho, terminar um projeto e entregá-lo a contento dentro do prazo, ter um desentendimento com um fornecedor pelo telefone, encontrar aquela colega engraçada para almoçar, ter que revisar um relatório chato por discordância de dados, lembrar de um cheque que precisava ser depositado naquele dia e chegar a tempo nos últimos minutos antes do banco fechar, pisar num cocô de cachorro, sair do trabalho e ir ao cinema assistir aquele filme que tanto queria e na volta para casa ganhar um pequeno amassado na parte de trás do carro, porque o motorista estava distraído com o celular, mas ela tem seguro.

Minha pergunta é:

O dia dessa pessoa foi bom? Foi ruim?

Continua após publicidade

Qual percepção terá quando chegar em casa à noite?

Quais lembranças ficarão?

Isso te dá alguma pista de como você percebe e lida com os acontecimentos no seu dia a dia?

Refletir sobre isso pode mudar algo em sua rotina?

Pense nisso.

Exercício para ser mais positivo no dia a dia

Ao deitar na cama antes de dormir, relembre tudo o que ocorreu no seu dia e eleja três fatos positivos que ocorreram durante o dia. São acontecimentos ou situações que te trouxeram uma sensação de prazer, bem-estar ou alegria.

Com essa prática, você vai perceber que em TODOS os dias de sua vida acontecem coisas boas e isso te trará um olhar mais positivo e de gratidão em relação à vida.