Caminhada diária e dieta balanceada já são suficientes para perder peso?

por Simone Sarti

"Qual exercício é ideal para perder peso? Estou com 87kg e quero atingir 70kg até dezembro. É possível só com dieta balanceada e caminhadas diárias?" – enviado por uma leitora

Continua após publicidade

Resposta: Para perder peso, o ideal é aliar dieta balanceada e hipocalórica com exercícios físicos regulares.

A caminhada e uma dieta, como você sugere, são boas opções, desde que atendam o seu objetivo em particular. Temos apenas pouco mais de dois meses para perder 17 kg. São poucos meses e talvez só uma caminhada não seja suficiente. Você precisará de um trabalho vigoroso e diversificado, porém gradativo. E para ser gradativo precisamos de mais tempo. Então, pense da seguinte forma:

1) Comece imediatamente;

2) Não desista e progrida respeitando sua individualidade;

Continua após publicidade

3) Mesmo que em dezembro não atinja o objetivo inicial, orgulhe-se do que foi conseguido e mantenha as atividades até o resultado final, de forma saudável.

Para saber a forma mais eficiente de se exercitar e que dieta seguir, o mais seguro é passar por uma avaliação física e nutricional completa. Você vai saber como estão suas articulações e coluna, como está seu coração frente ao esforço, quanto é que você precisa queimar de calorias por dia ou na semana, que alimentos gosta e de que forma podem ser combinados, para que tenham uma quantidade calórica menor do que o que você vai conseguir gastar nas atividades físicas. Isso é fundamental : gastar mais calorias do que ingeriu.

Escolhida a atividade, quanto fazer?

Continua após publicidade

Em que intensidade?

Que frequência cardíaca manter?

Quanto progredir na semana?

São perguntas que só podem ser respondidas individualmente por um profissional e acredite, são muito importantes para que você alcance seu objetivo com saúde. Isso é o ideal.