Perfil do líder positivo

por Lilian Graziano

Não há nada mais inspirador que um mentor, um líder ou um modelo positivo. Falo daqueles que, além de manter uma postura sempre otimista e pragmática diante das adversidades, influenciando os demais nesse sentido, ainda deixam sua marca, porque promovem toda sorte de emoções positivas por onde passam.

Continua após publicidade

Nas organizações, exemplo mais próximo, o chamado líder positivo é aquele que age assim e influencia pela inspiração, pelo respeito que conquista, mas através da valorização de sua equipe e não impingindo medo, ou sobrepujando seus conhecimentos e potencialidades. É aquele que encara os problemas responsabilizando-se por eles junto com a equipe, auxiliando com ideias, soluções, fazendo brainstorms conjuntos e comemorando cada avanço ou potencialidade descoberta de seus colaboradores.

Imagine que esse líder pratique e promova, de forma consciente, tais atitudes, e o impacto que isso causará em uma empresa! Enquanto muitas corporações procuram empreender mudanças a partir de sua base operacional, criar instituições positivas (do ponto de vista da Psicologia Positiva), exige, na verdade, fomentar lideranças positivas.

Uma integração maior dessas lideranças com a base operacional, por meio de estratégias que levem em conta as forças pessoais (veja aqui) dos membros da equipe e a valorização destes, além das atitudes já mencionadas, promove um verdadeiro círculo virtuoso, capaz de melhorar a produtividade de todos e da empresa, capaz de provocar mudanças profundas na vida de todos os envolvidos e em suas comunidades.

Alguns best-sellers em lideranças positivas, como Donald Clifton e Marcus Buckingham, autores de Descubra seus pontos fortes (editora Sextante, 2008), dizem que "seja qual for o modo como você arranja os dados, a empresa cujos colaboradores sentem que têm seus pontos fortes mobilizados todos os dias é mais poderosa e mais forte". O que implica dizer, ainda, que se trata, nesse caso, efetivamente, de uma instituição positiva, cujo ambiente favorece o desenvolvimento emocionalmente saudável dos indivíduos. Estes últimos ainda levam para casa a experiência de aprendizado sobre suas potencialidades e estratégias positivas de enfrentamento dos obstáculos cotidianos.

Continua após publicidade

Só lideranças positivas autênticas, no entanto, conseguem mobilizar as forças pessoais dos membros de sua equipe. É preciso que acreditem no que estão praticando, que conheçam suas próprias forças pessoais e valorizem-nas, além de cuidar, sempre, de promover a felicidade no trabalho – que é o que de fato acontece. De quebra, transformará os lares de seus colaboradores em locais mais felizes! Esses indivíduos poderão se transformar, também, em novos modelos positivos, fechando – mas não encerrando – um ciclo poderoso de mudanças na sociedade.