Só perda de peso é critério errôneo para avaliar eficácia de dieta

por Adriana Kachani

Dietas de baixa quantidade de carboidratos, dieta de proteínas, dieta da sopa, dieta da lua, dieta do sangue, dieta dos chás, dieta do ph, dieta das frutas…cada dia ouvimos falar de alguma novidade.

Continua após publicidade

Já ouvi de uma chamada de dieta da cápsula de lombriga, onde em dias alternados a pessoa toma uma cápsula contendo uma larva e meio copo de um líquido esverdeado, cuja composição é desconhecida.

Assim, os vermes instalam-se no indivíduo onde irão crescer e transforma-se em lombrigas que se alimentarão dos alimentos ingeridos causando perda de peso. Ninguém comenta que a presença da larva pode causar enterocolite, que é uma inflamação intestinal que causa cólicas e diarréias crônicas. A perda de água decorrente da diarréia pode levar à desidratação. Isso é só o começo. Pode-se ter desnutrição, anemia entre outras doenças

Com a disseminação dos meios de comunicação, não fica difícil descobrir diariamente novas receitas para o sucesso de um corpo escultural. Dieta virou assunto corrente, discutido tanto quanto política e futebol. Todo mundo comenta, todo mundo entende, cada um tem sua fórmula.

Dietas da moda podem causar sérios danos à saúde

Continua após publicidade

Também chamadas de dietas populares, as dietas da moda prometem uma perda de peso rápida e fácil, em um período de tempo relativamente curto, sem exigir grandes esforços. Mas será que essas dietas funcionam? Depende do que consideramos funcionar. Seria perder peso na balança? Se for esse o conceito então OK, elas funcionam. Mas, se você é daquelas que já entendeu que emagrecer é perder gordura, aí temos que rever essas dietas, que normalmente fazem com que percamos água e massa muscular. E…perder massa muscular não é interessante, uma vez que esta nos ajuda a gastar as energias. Além de que, perder musculatura nos deixa flácidos.

Mas perder massa muscular não é o único dano à saúde. Dependendo da dieta as conseqüências podem ser gravíssimas chegando a uma desnutrição, anemia, hipoglicemia noturna e até a uma diabetes induzida! Mal humor, falta de ânimo, cansaço e até depressão são comuns numa dieta inadequada.

Precisamos também falar nos danos psicológicos dessas dietas. Por serem muito restritivas, raramente conseguimos levá-las até o fim, repercurtindo em sentimentos de frustração e incompetência. As compulsões alimentares ao fim desse tipo de dietas não são infrequentes, causando o famoso “efeito sanfona” que pode arrasar com qualquer auto-estima – e metabolismo também.

Continua após publicidade

Ou seja, não existe uma fórmula mágica. Sonhar com ela é igual esperar o príncipe encatado. Infelizmente, o binômio dieta individualizada + atividade física continua imbatível.