Planejar metas realistas aumentam chances de sucesso

por Renato Miranda

Principalmente em época de Jogos Olímpicos e Copa do Mundo o rendimento esportivo é colocado à prova. Invariavelmente, a motivação para um melhor desempenho é assunto marcante.

Continua após publicidade

O que acontece é que pouco se fala sobre as características individuais da motivação dos atletas que permeia suas atuações esportivas.

Basicamente poderíamos dizer que características motivacionais para o rendimento definem dois tipos de comportamento: Tipo Perdedor e Tipo Vencedor.

O atleta que planeja metas realistas, ou seja, define objetivos de acordo com seu nível de habilidades para o rendimento esportivo, tende a atingir suas metas. Por outro lado, o atleta que planeja metas irrealistas, em outras palavras, prevê rendimentos muito além de suas reais possibilidades, tende a fracassar.

Atletas que são motivados a treinar e competir impulsionados (motivados) de forma inconsciente (intrinsecamente), ou seja, não conseguem definir claramente por que se dedicam tanto ao esporte e tampouco pensam na recompensa externa como algo prioritário, pois o simples prazer de praticar seu esporte é o mais importante, acabam por conquistar seus objetivos mais naturalmente.

Continua após publicidade

Isso não quer dizer que recompensas externas não sejam importantes para o incremento da motivação, mas simplesmente não há uma relação de dependência; há uma força interior que impulsiona o atleta preliminarmente, independentemente da possível recompensa externa, muito embora ela (a recompensa) tenha impacto na motivação.

Por outro lado, aquele atleta que só se motiva através de reforços externos (conscientes ou extrínsecos) é muito propenso a perder energia e a ficar tenso e sem controle emocional facilmente, pois diante das dificuldades faltará força interior para seguir em frente.

Quando um atleta faz análises adequadas de seus resultados: avalia mais precisamente o porquê da derrota ou da vitória e muitas vezes reconhece o quanto o adversário foi melhor ou o quanto ainda precisa melhorar… estamos diante de uma atleta com tipo de comportamento vencedor.

Continua após publicidade

Por outro lado, quando um atleta não aceita sua derrota e sempre coloca culpa em terceiros, classicamente na arbitragem ou regulamento, ou quando vence, se enche de glória e se autodefine como imbatível, estamos diante de um atleta motivado com características perdedoras.

Um atleta que mesmo diante das dificuldades, procura fazer um autoreforço a respeito de suas atitudes e daquilo que possa vir a fazer melhor, alimenta sua motivação positivamente, e assim, consegue com o tempo vencer barreiras, pois terá a energia para se dedicar intensamente.

No entanto, aquele atleta que sempre lastima suas dificuldades para vencer obstáculos e lamenta sua falta de habilidade para superar adversidades, acaba por perder energia e com isso gera rendimentos instáveis e caso não corrija tal comportamento, tende a ter uma curta carreira no mundo esportivo competitivo.

No próximo texto, desenvolverei um paralelo com os traços do perfil vencedor e perdedor. Até lá!