Força das plantas contra as cólicas menstruais

por Sonia Corazza

Muitas mulheres me escrevem pedindo orientação sobre as plantas que possuem hormônios similares aos humanos para atenuar os efeitos desagradáveis da menopausa ou mesmo para as cólicas menstruais.

Continua após publicidade

Pois bem, a novidade é o "Black conush", nome popular da espécie Cimicifuga racemosa, nativa das florestas orientais da América do Norte, conhecida a séculos pelos índios americanos, mas só descrita por botânicos em 1705.

É classificada como um fitoestrógeno, pertencendo à família das Ranunculaceas. Seus componentes ativos estão nas raízes e rizomas.

O mecanismo de ação da Cimicifiga racemosa ainda não está completamente esclarecido, mas os estudos em animais e em mulheres mostraram que seus componentes agem no sistema hormonal dentro de vários níveis. Por modular o efeito do estrógeno (hormônio feminino), acaba tendo um efeito similar ao desse hormônio natural e assim age combatendo todas as manifestações típicas desse período, como os suores noturnos, dor de cabeça, insônia, palpitações e outros transtornos emocionais típicos desta fase da vida da mulher.

Ensaios clínicos conduzidos na Alemanha em 1982, envolvendo 629 pacientes, concluíram que após seis a oito semanas do tratamento, 80% dos pacientes tiveram efeitos benéficos. Em 49% dos voluntários havia um relevo dramático na redução de fogachos, dor de cabeça, vertigem, palpitação, irritabilidade e depressão, normalmente associados à menopausa e menstruação dolorida.

Continua após publicidade

A planta também tem sido usada em medicina alternativa, como um aporte de isoflavonas, evitando a menopausa precoce. Conforme comprovado em vários trabalhos científicos, as isoflavonas extraídas da soja, principalmente a genisteína e a daidzeína, apresentam estruturas químicas similares aos hormônios sexuais femininos, tendo a capacidade de imitar os seus efeitos e assim aliviar a diminuição da perda de massa óssea, controlar os níveis do colesterol no sangue e a prevenir a aterosclerose.

No mais… fale com seu ginecologista!

 

Continua após publicidade