Você é arrogante e irônico? Saiba como mudar

por Rosemeire Zago

"Sou arrogante, brinco e faço ironias. Estou sempre fazendo discursos sobre "minhas verdades" e assim afasto as pessoas de mim. Tenho consciência disso, só que não consigo mudar."

Continua após publicidade

Resposta: O mais importante é você estar consciente de seus comportamentos, isso já ajuda muito, pois realmente afasta as pessoas.

Ninguém muda de um momento para outro, mas você pode ir observando quando isso acontece e pensar como poderia ter agido.

Pense antes de falar

Faça isso mentalmente. Depois procure pensar mais antes de falar algo, para que você consiga obter o controle de suas atitudes. Aos poucos conseguirá mudar.

Continua após publicidade

É importante também que você identifique a causa desses seus comportamentos.

Qual o motivo de sua arrogância? O que ela pode estar ocultando sem que você perceba? Será que no fundo de sua alma ela não encobre um sentimento de inferioridade? O que representa suas brincadeiras? Será que essa maneira de tratar as pessoas não é a forma com que você trata a si mesmo e aquilo que está dentro de você?

Pense sobre isso.

Continua após publicidade

Atenção!

As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento.