Pneumonia pode ser contraída em qualquer época do ano

Por Gilberto Coutinho

Durante muito tempo, a pneumonia foi uma das doenças mais temidas devido ao seu elevado índice de mortalidade. Nos EUA, a pneumonia é a quinta causa de óbito entre os idosos.

Continua após publicidade

Embora possa manifestar-se em pessoas saudáveis, a pneumonia é observada com maior freqüência entre as pessoas com baixa função imune, as que se alimentam mal, os usuários e dependentes químicos de drogas como: cigarro, álcool, cocaína, maconha etc…

Os sintomas e sinais da pneumonia, que podem surgir após um ligeiro resfriado, uma doença infecciosa ou sem nenhum aviso prévio. Considera-se pneumonia toda inflamação de um ou de ambos os pulmões, devido a germes infecciosos, que pode se manifestar sob a forma de um único foco ou múltiplos.

Enquanto a pneumonia se deve a uma infecção ou irritação dos pulmões, a bronquite se relaciona a uma infecção ou irritação dos brônquios.

No inverno, tais enfermidades são muito mais freqüentes pelo fato de estarem associadas à infecções nasais e das vias respiratórias superiores (resfriado). Em geral, as pneumonias são bacterianas ou virais, ou seja, causadas por bactérias ou vírus. No entanto, podendo ser ocasionadas por outros microrganismos como os fungos. Um dado importante é que os vírus não são sensíveis aos antibióticos, ao passo que as bactérias sim, são sensíveis a tais medicamentos. Desde que tratada adequadamente, no geral, a pneumonia não deixa seqüelas.

Continua após publicidade

Sintomas

O quadro alterna-se conforme a idade e os sintomas são variáveis: mal-estar geral, fraqueza, prostração, falta de apetite, febre elevada e persistente; calafrios (fase inicial); dores fortes nas costas e no peito, dificuldade respiratória e dor de cabeça.

Sinais

Continua após publicidade

Pulso acelerado, palidez, temperatura corporal elevada seguida ou não de transpiração intensa, tremores, respiração curta, ruídos anormais da respiração, tosse, expectoração de catarro, às vezes, sanguinolento.

Tratamento

O tratamento naturopático no combate à pneumonia consiste no emprego de remédios botânicos (que ajudam a estimular as defesas naturais do sistema imunológico e combater as infecções); suplementos nutricionais (vitaminas e sais minerais) e alimentação adequada (para dar suporte ao sistema imune); repouso obrigatório (de preferência na cama); hidratação mediante a ingestão abundante de líquidos (água potável, sucos, sopas de vegetais e chás medicinais); consumo restrito de açúcar simples (inclusive a frutose) para menos de 50 gramas ao dia; banhos frescos para abaixarem a febre; antitérmicos, quando se fizerem necessários, de acordo com a orientação terapêutica; aplicação de plantas medicinais sobre o tórax; drenagem postural das vias respiratórias (apoiada pelo emprego de calor local, massagem e expectorantes vegetais). Associado a esse tratamento, sessões regulares e semanais de acupuntura podem trazer grandes benefícios às pessoas acometidas pela pneumonia, inclusive nos casos em que a infecção seja recorrente.

Muitas vezes, os antibióticos são necessários, pois combatem as infecções; porém eles matam as bactérias benéficas, que vivem no interior dos intestinos e ajudam a controlar a proliferação da Candida albicans (fungo). Também, os antibióticos não estimulam as defesas naturais do sistema imunológico, como o fazem certos remédios botânicos.

Os remédios botânicos e os suplementos nutricionais mais comumente utilizados pelos terapeutas naturopatas no combate à pneumonia são: alcaçuz, Unha-de-gato, extrato de alho, Feno-grego, Gengibre, vitamina C, beta-caroteno, bioflavonóides, zinco, lactobacilos acidófilos e expectorantes botânicos (não supressores da tosse que, nesse caso, são contra-indicados).

Reconhecendo-se o risco de uma gripe e de bronquite como fatores que favoreçam a doença, deve-se evitar que elas evoluam ou contribuam para a pneumonia. A pessoa enferma deve evitar o contato com outras também infectadas.

Recentemente, tem sido recomendada a vacinação contra a gripe e a pneumonia causada pelo pneumococcus peneumoniae. Dessa maneira, previne-se o surgimento da pneumonia causada por bactérias.