O poder da mudança está em abandonar o que não serve mais

por Dulce Magalhães

Temos uma promoção superespecial para você realizar o grande sonho de sua vida: MORAR EM MARTE.

Continua após publicidade

Terrenos de frente para à Via Láctea. Paisagem de paz e tranquilidade: sem poluição, sem violência, privacidade total.

Financiamento próprio com parcelas infinito a dentro.

Na promoção você paga por uma Lua e recebe duas. E mais: mercado privilegiado, sem concorrência; os concorrentes estão a anos-luz de distância, sem juros altos, (ainda) não há impostos. Desemprego? Nem pensar. Em Marte há tudo por fazer, sobram vagas. Não há MST, aliás, o que não falta é espaço. Esqueça a crise da Bolsa, se aposente do estresse. Marte é a Flórida da galáxia, a resposta às suas preces. E então, quando é que você se muda?

NÃO?! Como assim, não? Vai perder uma oportunidade dessas? Mas você vive reclamando das dificuldades na Terra. Essa é a sua grande chance. Ah! Quer ver outras COPAS do MUNDO? Coisa de planetinha. Em Marte você pode organizar a COPA do UNIVERSO. Tem chances de ser o presidente da futura CMF (Confederação Marciana de Futebol).

Continua após publicidade

Ainda não mudou de ideca? Não quer mesmo morar em Marte? Olha, que negócio assim é como o cometa Halley, só aparece uma vez no século.

Então não tem jeito mesmo. Se você não quer se mudar para Marte, vai ter que mudar a estratégia. Para começar, demita-se. Calma, você pode continuar na mesma função de sempre, porém vai ter que começar a pensar como "patrão". O mercado não está vivendo uma crise de empregos, a crise é de empreendedores. Gente que aguente o rojão, que segure a onda. Em português clássico, que tome decisões ousadas e assuma responsabilidades arriscadas. A meta continua a mesma: ter Sucesso. O que mudou radicalmente é o método.

Tem gente que está esperando a crise passar e a situação voltar ao normal. Doce ilusão. O que vivemos hoje não é somente crise, porque crise tem começo, meio e fim. O que vivemos hoje é MUDANÇA, e o paradoxo é que mudança vem para ficar. Exige flexibilidade, empenho para aprender, criatividade. Aristóteles, já na Grécia antiga, anunciava o caminho a percorrer. "Somos o que repetidamente fazemos", bradava ele. Se este enunciado é um fato, se fizermos melhor, seremos melhores. Tudo se resume aos hábitos que cultivamos. Hábitos de aprendizagem, mudança, saúde e trabalho em time podem levar a uma vida mais plena e bem- sucedida. O intrigante da história é que, mesmo sabendo disso, a gente insiste em permanecer com hábitos nocivos à nossa realização. Por que será?

Continua após publicidade

Cabe fazer uma análise da permanente resistência que temos em mudar. Quem já realizou uma mudança de casa, sabe bem como funciona. Só de pensar em encaixotar pratos, copos, objetos pessoais, já bate o maior desânimo. Normalmente, metade da mudança vai no caminhão e metade vai no "colo" dentro do carro. A gente quer preservar ao máximo aquilo que conquistamos. Por outro lado, sempre sobra quatro ou cinco caixas de papéis inúteis, objetos sem valor, roupas fora de uso etc. O poder da mudança está em abandonar o que não nos serve mais. Aqueles aspectos de nossa vida que apenas usam espaço, pesam e não agregam valor.

Mudança não significa perda total. Esta é a percepção que precisamos desenvolver para nossa vida. Abandonar determinados hábitos e cultivar outros, nos levam certamente a resultados poderosamente mais positivos. Os hábitos são as causas que determinam os efeitos, ou seja, as consequências de nossas vidas. Sem mexer nas causas, as consequências permanecem inalteradas. Toda aquela busca de progresso pessoal e profissional na vida, terá que se aprofundar na gestão de seus hábitos.

O efeito mais aparente da globalização está na urgência que a mudança toma. Tudo se torna instantâneo, os fatos são conhecidos ao vivo, não importa em que parte do planeta ocorram. O efeito "dominó" toma dimensões gigantescas num mundo global. Para não ser parte de uma sequência ininterrupta de quedas e perdas, você precisa sair da rota que tem tomado. Mudar sua maneira de pensar e agir, ou voltando a questão original, mudar hábitos.

As dificuldades de mercado sempre foram o período mais proveitoso para os indivíduos flexíveis, ágeis e ousados. Entretanto, é uma fantasia imaginar que a mudança pode ser apenas estética e superficial. O mercado mundial está amadurecendo dia a dia, isso vai exigir maturidade em nós mesmos. Qualquer coisa diferente disso não será possível neste planeta. Se você ainda não se convenceu, então está na hora de reservar um terreno em Marte. Talvez seja o único mercado que vai sobrar para os céticos.