Cinco dicas para aumentar as chances de engravidar depois dos 30 anos

Da Redação

Se as novas gerações de mulheres têm algo em comum é a vontade de priorizar a carreira. Dos 15 aos 30 anos o objetivo é estudar, trabalhar e conquistar independência financeira.

Continua após publicidade

Hoje, as mulheres estão adiando a maternidade para depois dessa fase e optando por ter um ou dois filhos apenas. Só tem um problema: a mãe-natureza é conservadora. Ou seja, quanto mais o tempo passa, fica ainda mais difícil ter um bebê.

Todos os meses, jovens saudáveis têm 20% de chance de engravidar. Depois dos 35 anos, essa taxa cai para 5%·, diz a ginecologista Silvana Chedid.

Ou seja, cada vez mais a mulher moderna se depara com a necessidade de buscar ajuda médica para ter um filho.

Na opinião da especialista, a situação é menos assustadora do que parece. “Não há dúvida de que adiar a gravidez pode dificultar a realização do sonho de ser mãe. Mas isso não significa impedir. Se, por um lado, a mulher está mais exposta ao estresse, aos efeitos nocivos da poluição, do sedentarismo e da má alimentação, por outro lado a ciência tem avançado bastante. Até as décadas de 80 e 90, era muito arriscado ter um filho aos 40 anos. Hoje, até mesmo uma sexagenária pode engravidar.

Continua após publicidade

Cinco dicas para quem quer priorizar a carreira sem medo de ter de abrir mão de formar uma família mais tarde

1ª) Conheça seu próprio corpo

É importante que desde menina, a mulher saiba identificar as fases do ciclo menstrual. Não propriamente para saber quando está de TPM, mas quando está ovulando, por exemplo.

Continua após publicidade

2ª) Preserve sua saúde

Pratique sexo seguro desde o início da atividade sexual e evite doenças sexualmente transmissíveis (DST), isso é um fator-chave para prolongar a fertilidade. Portanto, faça uso de preservativos sempre e não se esqueça de passar em consulta ginecológica pelo menos uma vez por ano.

3ª) Fique longe dos vícios

Diga não às drogas, mas também às bebidas alcoólicas e ao cigarro, que diminuem consideravelmente as chances de gerar um bebê, além de prejudicar a saúde.

4ª) Cuide bem da sua alimentação

Mais de 10% dos casos de infertilidade são atribuídos ao excesso ou à falta de peso. Portanto, inclua mais vegetais, legumes, cereais integrais, sementes, óleos nobres, queijos e iogurtes em sua dieta. Além disso, alguns alimentos são obrigatórios: tomate, alho, maçã e nozes.

5ª) Não se entregue ao sedentarismo

Por menos tempo que a mulher tenha para se dedicar aos exercícios físicos, ela não deve relaxar. A caminhada de meia hora todos os dias é uma grande aliada desse processo de manutenção da saúde.

Fonte: Dra. Silvana Chedid, Ginecologista formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); Especialista em Reprodução Humana pelo Center for Reproductive Medicine da Universidade de Bruxelas (Bélgica)