Por que não consigo me sentir feliz?

por Eduardo Ferreira Santos

"Que tipo de conflito é esse que impede minha felicidade? Gostaria de compreender, um conflito interno que me angustia o tempo todo, não consigo sentir-me feliz, pois há sempre algum pensamento de infelicidade que me diz coisas que não existem. Daí surge a angústia e a tristeza aparece. Aí começo a me sentir prejudicada fisicamente e emocionalmente. O que devo fazer pra fugir desse conflito que me faz tão infeliz?"

Continua após publicidade

Resposta: Os traumas psicológicos que vivemos, principalmente em nossa primeira infância, deixam marcar profundas e dolorosas, alojadas nas profundezas de nosso inconsciente e se manifestam exteriormente por sintomas como os que você descreveu.

Muitas vezes, não é necessário passar por uma situação traumática específica, mas um conjunto de frustrações, perdas e temores levam a formar uma realidade interna distorcida, montando um esquema de vida adverso e desesperançoso.

Aliado aos fatores psicológicos e sociais desfavoráveis, há sempre que se lembrar de fatores biológicos/genéticos que contribuem em muito para uma aparato psíquico frágil e mais suscetível às vicissitudes da vida.

Um caminho para tentar reesquematizar a vida em bases mais sólidas e saudáveis é, sem dúvida nenhuma, uma boa psicoterapia, com ou sem uso de medicação complementar.

Continua após publicidade