Meu filhinho pode caminhar comigo?

por Milena Liste

"Tenho um filho de seis anos e gostaria de saber se ele pode fazer caminhada comigo"

Continua após publicidade

Resposta: Se você pretende realizar uma caminhada muito leve ou lúdica, se você é iniciante, se o trajeto for arborizado, sem poluição, pode caminhar com seu filhotinho.

O tempo não deve exceder 15 a 20 minutos, ele deve ser hidratado ao longo da caminhada, pelo menos o dobro de vezes que um adulto. Uma criança de seis anos não tolera atividade de longa duração, mais de seis a dez minutos ele pode relatar algo desagradável como: cansaço, sede, fome, estar entediado…

Uma criança na primeira infância (0 a 7 anos), possui um metabolismo muito rápido, queima muito açúcar do sangue, eleva muito a temperatura corporal (por isso, deve beber muito líquido em qualquer atividade física), pois a água refrigera o corpo da criança.

A hidratação segue a seguinte diretriz: hidratá-la se a cada 15 minutos de atividade, pequenas porções de 90 a 100 ml de água ou suco. Nunca ofereça isotônicos a crianças devido ao alto teor de eletrólitos.

Continua após publicidade

Seu filho deve ter passado por um pediatra para autorizar essa atividade, pois um *infarto cardíaco acontece em qualquer idade. Sem contar a parte músculoesquelética em formação e desenvolvimento, a qual necessita de impacto, mas nada exagerado.

Por exemplo, minha filha de 6 anos pratica natação, no máximo 40 minutos, com muito brinquedo na piscina, se ela participa de alguma prova de corrida, o percurso tem no máximo 50 metros.

Então, você deve ponderar todos esses detalhes a respeito d elevar seu filhinho para caminhar.

Continua após publicidade

Vale a pena?

* Todo mamífero, incluindo a nós, podemos ter uma patologia ou má formação do aparelho cardíaco, uma válvula, um furinho num septo, um desvio em alguma coronária. Às vezes a criança tem e como nunca foi submetido à atividade aeróbica, pode aparecer nessa situações.