Saiba como potencializar as funções cognitivas

por Marta Relvas

O processo de aprendizagem requer do estudante condições neurobiológicas, cognitivas, emocionais e pedagógicas, além dos estímulos necessários em cada uma das fases de seu desenvolvimento.

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As funções cognitivas determinarão grande parte da capacidade e habilidade para o indivíduo buscar soluções e criar padrões de desenvolvimento, favorecendo o processo de maturação para chegar à vida adulta com controle equilíbrio cognitivo e afetivo.

Reconhecer o processo cognitivo e como o cérebro aprende é o primeiro passo para uma adaptação pedagógica em sala de aula, verificando como cada indivíduo processa as informações e como apresenta autonomia diferenciada de aprendizagem.

É fundamental reconhecer a importância desse processo para melhor promover a inserção do "sujeito inacabado", segundo Freire (2006), num permanente processo social de busca do conhecimento do mundo, de escolhas e decisões que permearão o crescimento social e intelectual desse estudante.

Segundo Paulo Freire (2006) educar exige respeito à autonomia do educando, respeito, a autonomia e a dignidade de cada um é solidificação ética que deve ser fornecida por cada participante do processo educacional. É esse respeito e acreditar nas possibilidades e capacidades individuais juntamente com um educador comprometido, buscando novas propostas e experiências darão as bases necessárias para o processo o crescimento e a aprendizagem.

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Dicas para potencializar as funções cognitivas do estudante:

1 – Faça perguntas abertas utilizando a palavra "como", " quando", "onde", e "o quê".
Por exemplo: " Como vocês acham que (…..) pode influenciar a vida de vocês?

2 – Estimule o estudante a compreender que decisões e pontos de vista formulados sob forte emoções podem ser muito diferentes do que seria esperado quando a mesma pessoa está tranquila.

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3 – Encoraje os estudantes à utilizarem recursos de pesquisas sobre assuntos discutidos em aula.

4 – Em situações de conflitos pessoais, desafie positivamente o intelecto do estudante.

Obs: O córtex órbitofrontal, região cerebral que permite que uma pessoa anteveja as consequências de suas escolhas, só amadurece no fim da adolescência. Por isso, ajudas e acompanhamentos são necessários até que nossos estudantes "caminhem sozinhos" no processo de aprendizagem.

Consulta bibliográfica:

Relvas, Marta P. Sob o Comando do Cérebro – entenda como a Neurociência está no seu dia a dia. Editora WAK, 2014, Rio de Janeiro.