Preocupação em excesso com meus pais e minha famlia me impede de viver bem meu casamento

por Blenda de Oliveira

"Não consigo ter uma vida normal em meu casamento e sofro muito com isso. Como fazer para não me preocupar tanto com eles e viver a minha vida da melhor maneira possível com meu esposo?"

Continua após publicidade

Resposta: Há algum motivo específico para seu excesso de preocupação? Talvez a preocupação excessiva esteja tomando o lugar de outras questões relativas à vida conjugal e ao seu próprio crescimento.

Já dividiu essa preocupação com seu marido?

O que ele pensa sobre isso?

Será que poderia lhe ajudar?

Continua após publicidade

Mas, antes de qualquer coisa, é importante que reflita sobre você, sobre sua escolha de formar um núcleo próprio a partir do casamento.

Importar-se com sua família de origem não é algo que exclui cuidar do seu casamento e, ao mesmo tempo, estar envolvida na sua vida conjugal. Não são excludentes, mas cada uma tem suas especificidades, ritmos e modos de funcionar.

Ser filha é diferente de fazer uma parceria amorosa com alguém. São relações amorosas que precisam de investimentos emocionais diferentes. A família é importante até o ponto que não interfira na da independência individual e na interdependência do casal que se forma.

Continua após publicidade

Se quiser evoluir como pessoa e no seu casamento, é importante que amadureça e consiga colocar cada um dos seus amores no lugar devido. Família de origem misturada com o casal, de modo geral, não produz bons resultados. A privacidade do casal é sagrada e sua preservação dependerá do grau cada vez maior da confiança e parceria que esse casal desenvolve.

Boa sorte!