Tem como se preparar ou estudar para um teste psicológico?

por Roberto Santos

"Vou prestar um teste psicológico num concurso público, o objetivo é obter porte de arma. Estou muitooo preocupado, pois em 2008 prestei o mesmo teste e fui reprovado. Na época foi constatado que eu tinha agressividade e assim não poderia portar arma de fogo. Eu não entendi … sou vigilante faz 8 anos, trabalho armado em uma empresa de transporte de valores (carro forte) e convivo com diferentes perigos. Já sei que será aplicado novamente o teste XYZ escala de personalidade com 100 perguntas. O que devo estudar ou fazer para passar nesse teste? Tenho a consiência tranquila para portar uma arma, sou um profissional da segurança privada, casado, 31 anos de idade e de bem com a vida."

Continua após publicidade

Resposta: Desconheço o teste que você já respondeu e foi reprovado e se preocupa em responder e ser reprovado novamente.

Portanto, não posso saber o quanto ele foi preciso ao avaliar que você poderia mostrar traços de personalidade, como a "agressividade", que seriam incompatíveis com o uso de arma de fogo em atividade de segurança.

As empresas que usam testes como esse para seleção, deveriam escolher instrumentos com alto índice de validade – ou seja, o teste que mede o que pretende medir – e complementar seu uso com outras técnicas, como seleção, análise de currículo e checagem de referências, para tomar sua decisão; o que nem sempre acontece.

De qualquer forma, para atender seu pedido de "ajuda" em termos de preparação para responder o mesmo teste novamente, primeiro — não há o que estudar e segundo, tentar pensar no que seria a "resposta certa" para 100 itens, poderá fazer com que seu resultado fique alterado e mais prejudicado do que responder baseado no que sente e pensa sobre cada uma das questões. Quem sabe, se da primeira vez não foi este o problema que o prejudicou? Ser você mesmo ao responder estas 100 questões é a estratégia mais segura que posso lhe recomendar.

Continua após publicidade

Boa sorte!

 

 

Continua após publicidade