Tudo na vida tem o seu preço oculto

por Regina Wielenska

Não há almoço grátis, essa sentença se refere ao fato de que na vida tudo tem seu preço oculto, mesmo que pareça de graça.

Continua após publicidade

Muita gente cai em golpes. Recebem e-mails dizendo que ganharão, sem ter se inscrito em promoção alguma, um prêmio fenomenal. Para tal, precisam pagar um imposto X. E assim perde boa grana. Uma falsa cigana assegura à vítima (pessoa incauta, temerosa, ambiciosa) que benzer joias é necessário para sua prosperidade. Trouxas são manipulados e a pessoa, coitada, fica com um saco de pano cheio de bijouterias sem valor.

A outro alguém se oferece a oportunidade de entrar numa pirâmide de investidores, lhe apresentam números mostrando o efeito cumulativo das benesses financeiras, sem esquecer que toda corrente chega ao seu fim, mais cedo ou tarde…

Um sujeito de algum país distante afirma ao incauto que ganhou herança de tio biliardário em Londres e acrescenta que agora precisa de um brasileiro voluntário com conta disponível em algum banco, que assim vai ganhar polpuda comissão da herança, desde que pague certos custos iniciais…

Não vou passar parágrafos descrevendo golpes ao vivo ou virtuais, não haveria espaço suficiente na coluna. O que eu quero salientar é que dificilmente se fatura grandes importâncias em pouco tempo, sem mais nem menos; inclusive, o sério mercado de capitais traz, embutido em sua natureza, um percentual expressivo de riscos.

Continua após publicidade

Ambiciosos são mais propensos

O que move a vítima é um estado motivacional gerador de ambição (dinheiro é tudo na vida, venha como vier), associado ao pensamento mágico, pouco crítico, não analítico. Quem pensa dois minutos vai enxergar furos na história. É preciso muita calma, distanciamento e desprendimento suficientes pra desconfiar da oferta irresistível. Já diziam as avós, quem tudo quer, tudo perde.