Primeiro passo para a qualidade de vida é movimentar o corpo

por Renato Miranda

Há muito tempo qualidade de vida e saúde são expressões que viraram um jargão rotineiro para todos aqueles que imaginam uma vida melhor. Não é novidade, portanto, considerar saúde como pré-requisito para uma boa qualidade de vida.

Continua após publicidade

Na verdade a expressão qualidade de vida é uma nova "tradução" da palavra felicidade. Se toda vez que escutarmos ou lermos a expressão qualidade de vida e a substituirmos por felicidade, poderemos observar que falamos do mesmo assunto.

Nesse sentido, pode-se compreender que qualidade de vida tem na saúde seu alicerce para tudo aquilo que nosso futuro nos reserva. Talvez seja por isso que personalidade e corpo são conceitos paralelos, ou seja: eu sou o meu corpo, pois todas as experiências que moldam e influenciam minha personalidade foi resultado de vivências corporais, decerto que nenhuma vivência de ordem psíquica é dissociada de uma outra ordem física.

Assim sendo, podemos dizer que vivemos em constante simultaneidade psicofísica. Em outras palavras, para toda experiência física existe uma simultaneidade psíquica, da mesma maneira que para uma experiência psíquica há uma simultaneidade física. Na prática e em linhas gerais é o que explica nosso sentimento de recompensa e bom humor após uma sessão de exercício físico. Por outro lado, repare como nos sentimos fisicamente vigorosos quando estamos felizes ou emocionalmente equilibrados.

Deveríamos, a cada dia, cultivar valores construtivos e positivos em nosso "mundo interior", como por exemplo, motivação, concentração, tranquilidade, disciplina, persistência e outros para naturalmente proporcionar a nós mesmos, experiência corporais saudáveis, como o exercício físico rotineiro de qualidade e a prática de esportes.

Continua após publicidade

Em consequência, poderemos enfrentar três grandes desafios de nossas vidas: resolver problemas com eficácia, desenvolver a inteligência e equacionar emoções. Perceba que desde cedo, na tenra idade o ser humano necessita resolver problemas: caminhar sem cair no chão, aprender a se expressar, ler, escrever e assim por diante. Por toda a vida será assim, os problemas apenas mudam seja em termos de dimensão ou de sofisticação, mas sempre teremos problemas a resolver.

Desenvolver a inteligência (qualquer que seja!) é um outro desafio humano. Desde o aspecto físico (*cinestésico!), intelectual (lógico e linguístico) ou emocional (relacionamento pessoal!) o objetivo primário de nossas vidas se dá pelo desenvolvimento. Não conheço nenhuma criança saudável que depois que aprendeu a andar voltou a engatinhar. Da mesma maneira que não há pessoa adulta graduada em ensino superior que retorne aos bancos da escola fundamental. São exemplos propositalmente radicais, mas que servem perfeitamente de medida para avaliarmos o quanto nós buscamos o desenvolvimento da inteligência de uma maneira natural. Uns mais outros menos, mas todos nós de alguma maneira desenvolvemos nossas inteligências.

Um desafio não menos complexo é o equacionamento (harmonização!) emocional. A cada dia observamos a preocupação de novas escolas infantis com a emoção das crianças. Muitas destas nos dias de hoje dão o mesmo valor para o desenvolvimento intelectual quanto o emocional das crianças e jovens. Relacionar com pessoas em alto nível de comportamento e compreender a si mesmo é um objetivo que nem todos conseguem alcançar satisfatoriamente e isso torna esse desafio como um dos mais desejados por aqueles que almejam uma boa qualidade de vida.

Continua após publicidade

Em pressuposto nossa saúde é fator primordial para nossa felicidade. Ao considerar o movimento como base para se ter saúde a tridimensionalidade biológica, sociológica e psicológica sintetiza os motivos para a prática regular de exercícios físicos e esportes de uma maneira geral.

Portanto, não perca tempo o primeiro passo para uma boa qualidade de vida quem dá é você mesmo: movimente seu corpo!

* É a capacidade do uso do nosso corpo da maneira mais hábil possível ou simplesmente expressão corporal. A habilidade, por exemplo, de um jogador de vôlei dar alguns passos com uma bola na mão, jogá-la ao alto, saltar e golpear a mesma por cima de uma rede… demonstra ótima habilidade ou inteligência cinestésica.