Psicóloga diz como usar a alma para melhorar a vida

Por Ângelo Medina

Anos atrás Vya Estelar entrevistou a psicóloga Maria Beatriz Severino sobre o Processo Quântico do Amor Incondicional e da Gratidão, onde ela ensinava como equilibrar as emoções, falava sobre a amplitude do significado da palavra amor e do poder da gratidão (clique aqui e leia a entrevista). Processo este utilizado pelo quiropata norte americano John Demartini.

Continua após publicidade

Continuando suas pesquisas, Maria Beatriz aprofundou seus estudos em psicologia na área da transpessoalidade, escritos pelo PHD em Psicologia Transpessoal Dr. Joshua David Stone, autor de quarenta e quatro livros que formam sua enciclopédia de Ascenção, onde une espiritualidade à psicologia. Entre eles destaca-se o livro Psicologia da Alma. A partir de então, Maria Beatriz criou o Processo Quântico da Alma como uma continuação do Processo Quântico do Amor Incondicional.

Nesta entrevista ao Vya Estelar, Beatriz Severino explica o que é alma e como ela pode ajudar a resolver os seus conflitos e melhorar a sua vida.

Vya Estelar – O que é alma?

Maria Beatriz Severino – Segundo Dr. Joshua David Stone, em seu livro Psicologia da Alma, "Alma é a mesma coisa que o Eu Superior, e como tal, tem a função de mediar a personalidade ao Espírito (Mônada). Equivale a dizer que o Espírito se expressa pelo veículo da Alma visto num plano superior. A Alma é a relação entre o Espírito e a matéria, o elo entre Deus e a forma. "Tudo que foi criado tem alma e faz parte da Alma Universal, num processo de aprendizado obedecendo à evolução"

Continua após publicidade

Vya Estelar – O que é espírito?

Maria Beatriz Severino – Ainda respondendo, de acordo com consulta ao material do Dr. Joshua, o Espírito também é chamado de Mônada, foi ou é a primeira inteligência e a primeira identidade. É a nossa verdadeira identidade, o nosso Eu Eterno. É uma extensão de Deus, a Divindade, o Criador. É o Absoluto.

 

Continua após publicidade

Vya Estelar – O que é o Processo Quântico da Alma?

Maria Beatriz Severino – É o trabalho através das vibrações eletromagnéticas de nossas emoções. Durante o processo, depuramos as emoções inferiores que correspondem aos nossos instintos acelerando a vibração de nossa mente e assim mudamos a nossa percepção, ampliando-a. Durante o processo de aceleração, passamos a entrar em contato com nossa alma, ou Eu Superior que acaba por nos reger com sabedoria e pemite à personalidade, ligar-se a um plano mais elevado de consciência, acelerando o nosso aprendizado que nos possibilita um salto em nossa evolução.

Desta forma, quanto maior a quantidade de informação que a psique (mente) receber no aumento de percepçâo, maior o aprendizado, mais rapidamente, vamos quebrando as amarras que nos prendem a comportamentos impeditivos de acessarmos nossa verdadeira identidade, nosso Eu-Cristico, nossa mente Superior.

Os instrumentos usados no Processo Quântico da Alma são:

– A depuração das emoções sob o prisma da física quântica e sua importância no processo evolutivo.
– Os chakras, os arquétipos correspondentes e sua interrelação com a personalidade e a alma.
– A relação da personalidade, da alma, dos chakras, arquétipos e dos 7 raios.
– Os florais que são um excelente recurso de acesso ao chakras e basicamente à alma com complementação e unificação deste processo.

Por fim , a importância de todo este trabalho como um veiculo condutor para que sejamos regidos pela Mõnada, a presença Eu Sou (DEUS).

Voltar

Vya Estelar – O que é o ego negativo e como matá-lo para ser regido por Deus?

Maria Beatriz Severino – Dentro da constituição psíquica temos o Eu Superior, o Eu Médio e o Eu Inferior. O Ego Negativo seria este Eu Inferior, que detém toda negatividade contida em nossos pensamentos, emoções, atitudes e palavras. É ele o responsável pelas situações negativas em nossa vida.

"Penso, Crio". Logo, crio o que penso e assim, se pensar negativamente manifestarei no meu mundo externo a negatividade que está dentro de mim. "Assim como dentro, fora".

É ele que nos boicota, nos fazendo pensar que somos vítimas da vida.
É ele que nos impede de exercer nossa sabedoria.
É ele que nos impede de dar e receber Amor.
É ele que nos impede de exercer nossa vontade, nosso poder pessoal.

Para transcendermos o Ego Negativo, devemos manter total vigilância sobre nossa mente, comandando nossos pensamentos, nossas emoções, reprogramando nossa mente subconsciente com frases de poder, diante de quaisquer áreas de nossa vida que necessitem ser modificadas, procurando pensar com a mente Crística.

Oração, meditação, visualizações criativas, Mantras, Sessões de Processo Quântico da Alma e Harmonização, ajudam a personalidade na fusão com a Alma a transcender o Ego Negativo e vivenciar a Consciência Crística.

Vya Estelar – Em que consiste a universalidade das religiões? E para que serve?

Maria Beatriz Severino – A Universalidade das religiões está ligada à separatividade do Ego Negativo, que se infiltrou na religião e separou os credos, cultos, crenças e Igrejas. Neste novo milênio, espera-se que todas as religiões, que nada mais são do que cultuadores do criador, unam-se sabendo que todos os caminhos levam a Deus.
Que possamos integrar todos os credos obedecendo ao Criador dentro da Mente Universal, Consciência do Uno, Cristo, Buda, Deus.

Vya Estelar – Como equilibrar as emoções através da alma?

Maria Beatriz Severino – A alma é a conquista conseguida através do equilíbrio das emoções pela personalidade e não o inverso. O Eu Superior está num plano acima do ego. Assim, é imprescindível que nos conscientizemos primeiramente de nossa mente negativa afim de que possamos dar um passo em direção à alma, mediadora entre a personalidade e o Espirito. Desta forma saimos da percepção individualista do Ego, para uma percepção ampliada da vida rumo à auto-realização.

 

Vya Estelar – Como esta psicologia da personalidade ligada à alma enxerga a reencarnação?

Maria Beatriz Severino O Processo Quântico da Alma vê a reencarnação como oportunidade que a alma tem de resgatar seus débitos, aprender suas lições, enfrentar desafios. Assim sendo a reencarnação vem a ser uma maneira da alma purificar-se, limpar vibrações negativas e campos energéticos em direção à evolução para planos superiores de existência, até que esteja pronta para reencontrar o Pai e assumir a sua verdadeira identidade – o Eu Crístico.

Vya EstelarComo o Processo Quântico da Alma pode ser aplicado na vida?

Maria Beatriz Severino – Ao fundir a alma à personalidade adquiri-se uma maior harmonia e equilíbrio no caminho para a próxima fusão que é feita com o Espírito, ou seja, a importância deste processo na minha percepção é o fato dele aproximar a personalidade do Espírito via fusão com a alma, facilitando o processo de Ascensão.

O objetivo do ser humano aqui na Terra, enquanto Espírito/alma, é se tornar uma consciência auto-sustentável, um ser realizado, tendo como guia a Consciência Crística que é a fusão da personalidade à alma e ao Espírito. Pretendo que este trabalho seja mais um recurso, que possibilite a um maior número de pessoas, a ajudar o ser humano individualmente ou em grupo.

Vya EstelarComo o Processo Quântico da Alma encara o pecado?

Maria Beatriz Severino – O pecado não existe para Deus. Para mim, esta é mais uma influência do Ego Negativo na interpretação da Bíblia pelo homem. Segundo o livro do Dr.Joshua Stone, The Golden Book of Melckizedeck, a ser publicado no Brasil no próximo semestre, ele cita exatamente o que estou dizendo aqui: Deus fez revelações, mas a interpretação da Bíblia foi feita pelo homem e seu Ego Negativo, que projetou em Deus sua culpa, raiva e punição, introduzindo o pecado.

Para Deus, suponho, somos seus filhos divinos, amados incondicionalmente, aos quais ele perdoa infinitamente de uma forma que o ser humano talvez não possa aquilatar. As circunstâncias de vida que por ventura são interpretadas como pecado, já são julgamentos, feitos pelo homem e não fazem parte da vontade de Deus. São nossos testes, ensinamentos e lições pelas quais podemos evoluir. Para Deus não há certo nem errado, e nós, seus filhos, estamos aqui para incorporá-Lo, realizá-Lo e demonstrá-Lo na Terra. Jamais nos esqueçamos que Deus nos criou à sua Imagem e Semelhança, portanto, sem pecado.

Vya Estelar – A senhora pretende lançar um livro sobre o Processo Quântico da Alma?

Maria Beatriz Severino – Sim, o livro já está em processo de revisão e deverá ser publicado daqui a três ou seis meses com o título: "A chave para uma vida melhor".